Após intensa mobilização, os trabalhadores da DPR, que fabrica equipamento transmissores de telecomunicação em Sorocaba, conquistaram folgas aos sábados a partir de julho e o compromisso da fábrica de pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) em agosto.
Ambas as pautas vinham sendo reivindicadas pelos metalúrgicos da empresa desde o fim do mês de maio. No dia 30, inclusive, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) protocolou um comunicado de greve na empresa, após aprovação em assembleia com os trabalhadores.
“Os funcionários da produção hoje trabalham todos os sábados e reivindicavam a possibilidade de folgas alternadas, com trabalho sábado sim e sábado não. Mas após intensa negociação e mobilização deles, a empresa decidiu implantar o horário administrativo também na produção”, explica o dirigente sindical Alessandro Marcelo (Panda).
Sobre o PPR, o dirigente lembra que a intenção da DPR era negociar o benefício apenas em 2020. “O compromisso firmado pela empresa com o Sindicato é de apresentar uma proposta no dia 10 de agosto deste ano, com pagamento previsto para o dia 30 do mesmo mês”, conta.
E completa: “Sem a união dos trabalhadores, que esteve sempre ao lado do Sindicato nas negociações, nenhuma conquista seria possível”.
A DRP tem 130 trabalhadores e fica no Jardim Gonçalves.