Os cerca de 120 metalúrgicos da Nova Tamboré, fabricante de perfis de alumínio em Sorocaba, entraram em greve na manhã de hoje, dia 30, para exigir reajuste salarial acima de 10%. O Sindicato da categoria lidera o movimento e aguarda negociações com a empresa.
Outra fábrica metalúrgica em Sorocaba que está parada pelo mesmo motivo é a Honeywell (antiga Jurid), fabricante de autopeças.
Nesse caso, a paralisação começou na segunda-feira e até agora os patrões não apresentaram propostas de acordo. Já em outras empresas da região, o Sindicato tem conseguido acordos nos últimos dias, como grupo Schaeffler, grupo ZF, Dana e Prysmian, entre outras.
No total, 23 mil metalúrgicos de 35 fábricas da região já conquistaram acordos salariais com reajustes acima de 10%. Em alguns casos, os trabalhadores têm aprovado propostas próximas de 10%, mas acrescidas de abonos salariais.
A categoria metalúrgica em Sorocaba é formada por 44 mil trabalhadores. A data-base dos metalúrgicos da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM), à qual o Sindicato em Sorocaba é filiado, venceu dia 1º de setembro.