Busca
Busca
Economia

Aumentam os pedidos de demissão no setor metalúrgico local

Nos primeiros seis meses deste ano, 1.700 metalúrgicos pediram demissão nas empresas onde trabalhavam na região

Imprensa SMetal
Foguinho/IMprensa SMetal
Imagem

Imagem

Nos primeiros seis meses deste ano, 1.700 metalúrgicos pediram demissão nas empresas onde trabalhavam na região. O número é 49% superior aos 1.141 pedidos de desligamento registrados no primeiro semestre de 2010.

Para o economista Fernando Lima, responsável pela subseção do Dieese dos metalúrgicos de Sorocaba e pelo levantamento sobre mercado de trabalho local, os pedidos de demissão têm relação com o bom momento econômico do país.

“O metalúrgico está se qualificando mais e buscando valorização profissional e salarial. Quando ele se sente desvalorizado, procura outra colocação no mercado e pede demissão do emprego onde está, mesmo sabendo que irá perder verbas trabalhistas, como aviso prévio e multa do FGTS”, afirma o economista.

Primeiro emprego
Outro dado positivo do estudo do Dieese é o aumento do número de trabalhadores que ingressam no mercado de trabalho formal via categoria metalúrgica na região.

No primeiro semestre deste ano, 656 jovens conseguiram, no setor metalúrgico, seu primeiro emprego com carteira assinada. No mesmo período de 2010, esse número somou 619 jovens e nos primeiro seis meses de 2009, foram 315 os registros de primeiro emprego na categoria.

A categoria metalúrgica na região de Sorocaba é formada por 44 mil trabalhadores.

tags
ecomomia empregos Metalúrgicos
VEJA
TAMBÉM