Izídio de Brito, pré-candidato a deputado federal, e Hamilton Pereira, pré-candidato a deputado estadual tiveram suas candidaturas homologadas neste sábado, 28 de julho, na convenção estadual do PT na capital paulista, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, no bairro Liberdade.
Também foram oficializados os pré-candidatos ao Senado Federal, Eduardo Suplicy e Jilmar Tatto, e a Luiz Marinho para o Governo de São Paulo. Todos eles e Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e coordenador do programa do PT à Presidência, estavam presentes ao evento, que reuniu milhares de militantes e simpatizantes.
A pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para Presidente do Brasil foi reforçada por todos. O objetivo do encontro, que contou com representações políticas e de diversos movimentos, foi a de criar mobilização em torno das pré-candidaturas do PT para eleições de 2018. No início da convenção, Ana Estela Haddad, mulher de Haddad, leu uma carta enviada por Lula para a cerimônia em apoio aos candidatos de SP.
Hamilton teve mais de 20 anos de atuação parlamentar como deputado de SP. É autor de leis como a que institui o Programa de Combate à Violência nas Escolas, hoje adotado como Escola da Família, programas que ajudam a localizar pessoas desaparecidas e iniciativas na saúde que cuidam de pessoas que sofreram queimaduras e que possuem autismo.
Izídio de Brito foi presidente do SMetal – Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. Em 2009, assumiu uma vaga na Câmara de Vereadores de Sorocaba, para o qual foi reeleito na gestão de 2013. Como parlamentar teve atuação destacada na fiscalização nas áreas da saúde e educação. Foi presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba, diretor do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento e Cidadania (Ceadec) e coordenador regional da subsede da CUT – Central Única dos Trabalhadores.