A empresa Sorocard, fabricante de componentes para Cardans instalada em Sorocaba e cadastrada recentemente junto ao Sindicato dos Metalúrgicos, firmou acordo no qual se compromete a pagar, pela primeira vez, uma participação nos resultados aos funcionários.
Com 50 trabalhadores, em 2010 a empresa chegou a assinar um Programa de Participação nos Resultados (PPR). Porém, diferente deste ano, em 2010 não havia garantia de pagamento mínimo e os funcionários acabaram sem o prêmio.
Mas este ano há previsão de valor mínimo. “Os trabalhadores aprovaram o acordo em assembleia e consideraram o valor satisfatório. Além disso, caso as metas sejam cumpridas, o valor pode aumentar “, informa Joselito Mansinho, diretor do Sindicato.
A primeira parcela será paga dia 5 de agosto. O Sindicato não divulga os valores para não influenciar negociações em andamento.
Outras empresas
Além da Sorocard, nos últimos dias também foram aprovados PPRs na Metso, grupo Telcon (Telcon, Draka e Draktel) e Legget; em Sorocaba, e na Metalur em Araçariguama.
Já na Etirama, em Sorocaba; e na Iffa, em Araçariguama; as propostas patronais foram rejeitadas. No caso da Etirama, os trabalhadores aprovaram, nesta quarta, 27, “estado de greve”, o que significa que a fábrica pode parar a qualquer momento, caso as negociações não avancem.