Mais de 200 pessoas de 40 organizações participaram, no último sábado, dia 2, do I Encontro UFSCar de Movimentos Sindicais e Sociais da região de Sorocaba. Entre as propostas aprovadas estão a criação de uma TV universitária e uma incubadora de atividades culturais, ambas coordenadas pela UFSCar.
Para Marcos Martins, professor da universidade e organizador do encontro, as propostas são viáveis. No caso da TV, a lei prevê que a instituição instale um canal comunitário a cabo. Martins afirmou que tanto o canal de televisão quanto a incubadora serão discutidos pela UFSCar.
Além de comunicação e cultura, as organizações também debateram propostas sobre saúde, relações de trabalho, educação, meio ambiente, juventude, igualdade racial, moradia e direitos humanos.
Os participantes decidiram criar um fórum permanente de debates. A universidade se dispõe a oferecer cursos de extensão em diversas áreas, a pedido dos movimentos sindicais e sociais.
O Sindicato dos Metalúrgicos colaborou com a organização do encontro e contou com representantes em diversas mesas de trabalho.