Busca
Busca
Emprego

Mercedes-Benz contrata 950 trabalhadores na fábrica de São Bernardo do Campo

Contratações serão imediatas e ampliarão 3º turno. Atuação do Sindicato no ABC foi decisiva para 2.850 contratações desde 2009

Imprensa Metalúrgicos do ABC

A Mercedes-Benz vai contratar 950 trabalhadores para a fábrica de São Bernardo do Campo. Desse total, 550 vão viabilizar a criação do terceiro turno em áreas da produção que ainda não operavam nesse sistema – hoje, dois terços da linha na fábrica do ABC já trabalham em três períodos. O restante dos contratados vai atender o aumento de capacidade. Os contratos são por tempo determinado de um ano e o início da seleção é imediato.

Desde setembro de 2009, e apesar da crise econômica mundial daquele período, a Mercedes-Benz de São Bernardo contratou 1.900 trabalhadores, além dos 950 anunciados nesta quinta-feira (30). O papel do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC nessas contratações foi decisivo, segundo o presidente da entidade, Sérgio Nobre. As contratações são resultado, também, do trabalho do Sindicato que negociou política industrial com o governo federal, lutou por isenções, como a do IPI em 2009, e por programas de incentivos ao setor de caminhões e ônibus. Além da negociação permanente no local de trabalho que mantém com a empresa.

A atuação no Conselho de Administração mundial da empresa defendendo investimentos no Brasil com base na estabilidade econômica do País e as medidas negociadas com a a empresa e o governo federal foi determinante para as contratações, segundo Valter Sanches, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e membro do Conselho Mundial.

SEM CRISE – A Mercedes-Benz em São Bernardo tem 13 mil trabalhadores, dos quais 9 mil trabalham na linha de produção. Desde 2009 até agora, a empresa contratou 2.850 trabalhadores. Em setembro daquele ano, foram contratados 1.315 para a linha de produção de caminhões e ônibus, quando o setor começava a se recuperar da crise econômica internacional. Daquele total, 800 eram novas contratações por prazo determinado de um ano. As outras 515 foram resultado da luta do Sindicato que negociou com a empresa durante toda a crise para garantir a efetivação de 355 trabalhadores temporários e a contratação de 160 aprendizes do Senai formados em janeiro e agosto de 2009.

Ainda em dezembro de 2009, durante visita do presidente da montadora no Brasil ao Sindicato, foram anunciadas outras 300 contratações, realizadas no início do ano passado, totalizando 1.900. Em maio deste ano, a Mercedes de São Bernardo contratou cem trabalhadores.

As Mercedes-Benz também anuncia nesta quinta-feira (30) a contratação de 300 trabalhadores para a fábrica da Argentina, somando 1.250 contratações neste primeiro semestre para a América Latina.

tags
ABC Economia Emprego mercedes-benz São Bernardo
VEJA
TAMBÉM