Em audiência de conciliação na Justiça do Trabalho de Sorocaba ontem, dia 18, a empresa Bardella comprometeu a pagar os salários de novembro e dezembro em quatro parcelas, sendo duas este mês e as outras duas, em janeiro. A primeira parcela já foi depositada aos 260 trabalhadores da fabricante de bens de capital.
“Claro que não é o ideal. Conseguimos o mínimo para a sobrevivência nas próximas semanas. Mas pelo menos esses pais e mães de família não passarão o final de ano à míngua”, afirma Tiago Almeida do Nascimento, secretário de administração do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) e funcionário da Bardella.
“A dívida da empresa para com os funcionários é bem maior e todos têm urgência em receber, pois todos têm contas a pagar, têm compromissos em casa”, conclui o dirigente.
Fim da greve
Após o SMetal informar o resultado da audiência aos metalúrgicos da fábrica hoje, dia 19, eles decidiram encerrar a greve iniciada na segunda-feira passada, dia 11, e já retornaram ao trabalho.
Tiago, que participou da conciliação, solicitada pelo SMetal, explica que há uma nova audiência de conciliação marcada para dia 8 de fevereiro. Nela, a empresa deve apresentar um plano para pagamento de dois outros salários atrasados, férias não quitadas, segunda parcela do 13° de 2016, duas parcelas do 13° de 2017, vale compras, convênio médico e diversos outros direitos trabalhistas de funcionários e ex-funcionários que estão em aberto.
O processo do SMetal contra a Bardella devido à irregularidades trabalhistas corre em segredo de Justiça, visto que uma das clientes da empresa é a Marinha Brasileira.
Clique aqui para entender a crise na Bardella, que já foi uma das principais empresas de mecânica pesada do Brasil.