Busca
Busca
Mobilização e Justiça

Metalúrgicos da Bardella começam a receber parte dos salários atrasados

Com resultado da audiência de conciliação judicial, trabalhadores encerraram hoje, dia 19, greve iniciada há uma semana; mas a empresa ainda tem dívidas acumuladas com os funcionários

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Em audiência de conciliação na Justiça do Trabalho de Sorocaba ontem, dia 18, a empresa Bardella comprometeu a pagar os salários de novembro e dezembro em quatro parcelas, sendo duas este mês e as outras duas, em janeiro. A primeira parcela já foi depositada aos 260 trabalhadores da fabricante de bens de capital.

“Claro que não é o ideal. Conseguimos o mínimo para a sobrevivência nas próximas semanas. Mas pelo menos esses pais e mães de família não passarão o final de ano à míngua”, afirma Tiago Almeida do Nascimento, secretário de administração do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) e funcionário da Bardella.

“A dívida da empresa para com os funcionários é bem maior e todos têm urgência em receber, pois todos têm contas a pagar, têm compromissos em casa”, conclui o dirigente.

Fim da greve

Após o SMetal informar o resultado da audiência aos metalúrgicos da fábrica hoje, dia 19, eles decidiram encerrar a greve iniciada na segunda-feira passada, dia 11, e já retornaram ao trabalho.

Tiago, que participou da conciliação, solicitada pelo SMetal, explica que há uma nova audiência de conciliação marcada para dia 8 de fevereiro. Nela, a empresa deve apresentar um plano para pagamento de dois outros salários atrasados, férias não quitadas, segunda parcela do 13° de 2016, duas parcelas do 13° de 2017, vale compras, convênio médico e diversos outros direitos trabalhistas de funcionários e ex-funcionários que estão em aberto.

O processo do SMetal contra a Bardella devido à irregularidades trabalhistas corre em segredo de Justiça, visto que uma das clientes da empresa é a Marinha Brasileira.

Clique aqui para entender a crise na Bardella, que já foi uma das principais empresas de mecânica pesada do Brasil.

tags
Bardella bens de capital direitos dividas Lava Jato salários atrasados Sérgio Moro SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM