A metalúrgica Dana, fabricante de eixos automotivos, promete investir R$ 240 milhões em Sorocaba. A empresa comprou a exclusividade de montagem, engenharia e venda de eixos dianteiros e traseiros para caminhões, fabricante chilena Sfico.
A compra e a transferência da célula para Sorocaba, dentro da atual planta da Dana, na Zona Industrial, deverá abrir mais 53 empregos diretos e outros 23 indiretos, além da manutenção dos outros 450 empregados da empresa atualmente.
A expectativa é de que o investimento reflita, ainda nesse ano, em mais de 500 mil dólares em receita, fazendo com que a empresa atinja a marca de UU$ 1 bilhão no ano.
A empesa divulgou os investimentos à imprensa durante assinatura de protocolo de intenções com Poder Executivo de Sorocaba, pelo presidente da empresa na América Latina, Harro Ricardo Schlorke Burmann.
Burmann disse que optou por Sorocaba pela sua localização pelos benefícios fiscais que recebeu. “Obviamente os incentivos fiscais também ajudaram”.
Sorocaba abriu mão de taxas municipais como as de aprovação de plantas (por cerca de 10 anos), além do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).