Busca
Sindicato Cidadão

SMetal doa materiais esportivos para Fundação Casa

O SMetal doou na tarde desta segunda, dia 4, três conjuntos de coletes e duas bolas de futsal para a Fundação Casa III, em Sorocaba, que serão utilizados nas aulas de educação física dos internos

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Leandro Soares, ao fundo, junto com servidores da Fundação Casa e do Judiciário durante a entrega das doações nesta segunda

Leandro Soares, ao fundo, junto com servidores da Fundação Casa e do Judiciário durante a entrega das doações nesta segunda

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) doou na tarde desta segunda-feira, dia 4, três conjuntos de coletes e duas bolas de futsal para a Fundação Casa III, na Aparecidinha, que serão utilizados pelos internos nas aulas de educação física.

O kit esportivo foi entregue pelo presidente do SMetal, Leandro Soares, ao diretor da unidade local da Fundação, Moysés Adriano Martins.

“O objetivo do SMetal é colaborar para que o esporte seja sempre valorizado como medida socioeducativa na recuperação de menores infratores para os quais, muitas vezes, faltam opções de atividades saudáveis na sociedade”, explica Leandro.

Além de Leandro e Moysés, estavam presentes no ato da doação Erna Hakvoort, juíza da Infância e Juventude e corregedora da Fundação Casa; as servidoras da instituição: Lilian Barbosa Cano, profissional de educação física; Luciana Monteiro, coordenadora pedagógica; Roberta Leonel Pichi, encarregada técnica; e Vivian Beatriz Travassos, encarregada administrativa. Também participaram uma estagiária e uma assistente social do Poder Judiciário.

110 menores

Moysés, que dirige a unidade há seis anos, explicou que a Casa III em Sorocaba é atualmente responsável por 110 menores infratores e que a média de internação no local é de 11 meses, o que indica infrações, na maioria das vezes, não violentas. “A maior parte [das internações] aqui está relacionada à drogas”, explica.

O tempo máximo de permanência de menores infratores é de três anos, “que são casos de infrações análogas à crimes hediondos”, explica a assessoria de imprensa da Fundação.

“Mas são raras essas internações mais longas aqui”, complementa Moysés, ressaltando que os jovens do local têm uma rotina cheia de atividades todos os dias.

A rotina na Casa III inclui aulas todos os dias de disciplinas do currículo da rede estadual de ensino, incluindo educação física (nas quais as doações do SMetal serão utilizadas); cursos de artes e cultura; tarefas de arrumação das celas, do refeitório, etc.

Ressocialização

Leandro Soares anunciou ao diretor da Fundação que o SMetal estabeleceu contato com empresas do setor para formularem um projeto de ressocialização de internos, visando a entrada deles no mercado de trabalho após cumprirem o período de reeducação determinado pela Justiça.

A ideia de um projeto local de ressocialização envolvendo sindicato e indústrias surgiu em uma visita anterior da direção do SMetal à Fundação, no dia 23 de outubro. Na ocasião, o Sindicato doou 13 computadores à instituição, também para colaborar com as medidas socioeducativas voltadas para recuperação dos jovens.

“Esse foco mais amplo de inclusão social, de resgate da fraternidade e contra os preconceitos são algumas das características do Sindicato Cidadão, que o SMetal, em nome da categoria metalúrgica, faz questão de colocar em prática sempre que possível”, ressaltou Leandro na entrega da doação dos materiais esportivos nesta segunda, dia 4.

tags
bolas coletes doação Esportes Fundação Casa juíza justiça Leandro Soares menores moyses
VEJA
TAMBÉM