A categoria metalúrgica de Sorocaba e outros 13 municípios da região, base do Sindicato local, chega a 44 mil trabalhadores e bate recorde na história da metalurgia regional.
Números próximos aos apurados pela subseção do Dieese, somente ocorreram no ano passado e em 2008, quando a categoria registrou 42.585 e 41.315 trabalhadores, respectivamente.
No final dos anos 70 e começo dos 80, durante o boom da industrialização em Sorocaba, a categoria chegou a 39 mil trabalhadores. Mas naquela época o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba ainda contava com Alumínio (na época distrito de Mairinque), onde está instalada a CBA, que desde os anos 80 é de outra base sindical.
Crescimento anual
O estudo do Dieese mostra, também, que, somente no primeiro trimestre deste ano, a categoria registrou a abertura de 1.417 postos de trabalho. Vale lembrar que esse número é o saldo entre 2.225 demissões contra 3.682 contratações no período.
O estudo mostra, ainda, que o número de abertura de postos de trabalho neste primeiro trimestre é quase três vezes maior que no último trimestre do ano passado: 1.417 vagas contra 546 abertas entre outubro e dezembro de 2010.
Estudos tomam como base informações oficiais e consideram metalúrgicos tanto funcionários da produção quanto do administrativo.
CLIQUE AQUI PARA LER EDITORIAL DO SINDICATO SOBRE O CRESCIMENTO HISTÓRICO DA CATEGORIA