Os funcionários da fabricante de estruturas metálicas Tupã, instalada às margens da rodovia Raposo Tavares, em Brigadeiro Tobias, Sorocaba, voltaram ao trabalho na manhã da última terça, dia 10, depois de um dia de paralisação.
Os trabalhadores haviam parado na manhã do dia anterior devido a atraso no pagamento de abril, que deveria ter sido depositado no último dia 5. Com o pagamento efetuado na manhã desta terça, a paralisação chegou ao fim.
O atraso no pagamento de abril, segundo os trabalhadores, não teria sido o primeiro. A empresa já teria atrasado ao menos outros cinco pagamentos recentemente.
Além do pagamento, os trabalhadores também garantiram que o dia parado não será descontando, além da abertura de negociação para se reduza o preço da refeição oferecida aos funcionários.
A Tupã emprega aproximadamente 90 trabalhadores e opera em dois turnos.
Mais problemas
A empresa também estaria dando férias aos funcionários sem fazer o devido pagamento relativo ao descanso.
Outra reclamação dos trabalhadores é a falta de diálogo com a empresa. Recentemente um funcionário que teria reclamado dos atrasos na fábrica teria recebido três dias de suspensão [gancho].
A diretoria do Sindicato parabeniza os trabalhadores pela mobilização e alerta-os sobre a importância deles manterem mobilização para se eliminar os demais problemas na empresa.