Busca
Busca
Qualificação

Sindicato quer criação de 1,5 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

Audiência pública convocada pelo vereador Izídio (PT) será realizada na Câmara Municipal, nesta segunda, 9

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Projeto será entregue ao MTE durante audiência organizada pelo vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT)

Projeto será entregue ao MTE durante audiência organizada pelo vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT)

Na próxima segunda-feira, dia 9, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba entrega nas mãos de técnicos do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) a minuta de um projeto que pede a abertura de 1,5 vagas de cursos de qualificação profissional para Sorocaba e Região.

O documento será entregue à diretora do departamento de qualificação da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do (MTE), Ana Paula da Silva, durante audiência pública que trata do mesmo assunto [qualificação de mão-de-obra], que será realizada na Câmara Municipal de Sorocaba.

A audiência, aberta ao público e prevista para começar às 19h30, foi convocada pelo vereador metalúrgico Izídio de Brtio (PT), que também fará a mediação para a conquista das 1,5 vagas pleiteadas pelo Sindicato.

A doutora em Educação Profissional Marinilzes Moradillo Mello também participará do evento.

O projeto

A proposta do elaborada por técnicos do Sindicato dos Metalúrgicos quer mostrar ao comando do MTE que Sorocaba e Região precisa qualificar sua mão-de-obra, sob pena da região perder investimentos e postos de trabalho por falta de trabalhadores com mão-de-obra qualificada.

Paulo Gil, responsável pela elaboração do projeto, explica que a proposta se enquadra no Planseq (Plano Setorial de Qualificação) e prevê a criação de 1,5 mil vagas em cursos de qualificação em diversas áreas da indústria, incluindo cotas para beneficiados do programa Bolsa Família e pessoas com deficiência.

Nesse formato, o Sindicato firmaria convênio com o MTE e agregaria outros parceiros que poderiam apenas ceder espaço físico ou até mesmo ministrar aulas aos alunos contemplados.

A necessidade

Para o vereador Izídio de Brito (PT), Sorocaba precisa se mobilizar pela implantação dos programas de educação e qualificação profissional do governo federal. O parlamentar teme que empresas instaladas no município tenham que buscar mão-de-obra qualificada fora da cidade ou até mesmo da região, futuramente.

“Por isso é que queremos discutir [a qualificação profissional] com a população e com o Poder Público. Temos necessidade de qualificar a nossa mão-de-obra para que o município possa continuar buscando investimentos e gerar empregos”, ressalta o parlamentar, justificando a importância da realização da audiência e da entrega do projeto dos Metalúrgicos ao MTE.

tags
Audiência cursos izidio mão-de-obra MTE profissionalizantes qualificação
VEJA
TAMBÉM