O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE) de maio, divulgado nesta sexta-feira, dia 9, registrou variação de 0,36% na inflação.
No acumulado dos últimos 12 meses, de junho de 2016 a maio de 2017, o INPC está em 3,35%.
Em relação às perdas salariais dos metalúrgicos da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM), a inflação está acumulada em 1,90% desde setembro de 2016, quando a categoria teve sua última data-base.
De acordo com informações do Banco Central, a expectativa é que a inflação fique próxima dos 3% na data base dos metalúrgicos, que é 1º de setembro.
O economista da subsede do Dieese do SMetal, Fernando Lima, ressalta que “é praticamente impossível prever que o índice seja esse mesmo, devido a instabilidade política pela qual o país passa”.
Os cálculos sobre o INPC/IBGE foram compilados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Subseção Metalúrgicos Sorocaba). O INPC é coletado em regiões metropolitanas e esse índice é importante para a campanha salarial.
Resistência, Unidade e Luta
Até o dia 25 deste mês ocorrem as assembleias nas bases dos sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos (FEM/CUT) para que os metalúrgicos possam debater e referendar os eixos da campanha.
A pauta será entregue aos empresários do setor metalúrgico entre o final de junho e o início de julho.