Busca
Busca
Sorocaba

Convênio construirá oito novas creches

Prefeito Lippi assinou convênio com o governo federal para repasse de recursos financeiros para a cidade. Previsão é de 900 vagas.

Jornal Cruzeiro do Sul
Antonio Cruz/ABR
A presidente da República, Dilma Rousseff, assinou todos os convênios para a construção de 718 creches no país

A presidente da República, Dilma Rousseff, assinou todos os convênios para a construção de 718 creches no país

Sorocaba deverá contar com mais 900 vagas em creches para crianças de zero a três anos de idade no prazo de 18 meses. Ontem, em Brasília, o prefeito Vitor Lippi (PSDB) assinou convênio com o governo federal para repasse de recursos para a construção de oito creches na cidade. Conforme o termo de compromisso, assinado pelo prefeito e pela secretária municipal da Educação, Maria Terezinha Del Cístia, metade dos recursos já está liberado. O restante dependerá de análises técnicas específicas em cada unidade.

Os bairros em que serão construídas as creches são: Jardim Califórnia, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, Jardim Nova Ipanema, Jardim São Guilherme, Horto Florestal, Jardim Santa Esmeralda, Aparecidinha e Éden. Na próxima semana, o prefeito deve retornar à Brasília para assinar mais dois termos, sendo assim, dez creches.

O termo de compromisso assinado por Vitor Lippi é um entre 419 assinados por prefeitos de 24 estados. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto. Todos os termos foram assinados pela presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad. Um total de R$ 800 milhões para a construção de 718 creches foram liberados, proporcionando o aumento de 140 mil vagas no país. Com a assinatura do termo, os municípios já estão autorizados a fazer a licitação para contratar as empresas que farão as obras de construção.

No Estado de São Paulo, 68 prefeituras participaram da cerimônia. Na região de Sorocaba, as cidades de Cerquilho, Itapetininga, Itu, Porto Feliz, Tatuí e Votorantim assinaram o convênio. Em Cerquilho, será construída uma creche; em Itapetininga, serão duas; em Itu, quatro creches; em Porto Feliz, uma creche; em Tatuí, três creches; e, em Votorantim, duas creches.

Os recursos são provenientes do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Nesse convênio, o governo federal libera o dinheiro e o projeto para a construção das unidades, enquanto a prefeitura fornece o terreno, faz a licitação e acompanha a execução das obras.

Lippi destacou que a meta dele é aumentar, significativamente, o número de vagas em creche na cidade até 2012. “Além das creches em parceria com o Ministério da Educação, a prefeitura está agindo em outras frentes visando à ampliação do número de vagas nas creches. Ao todo, deveremos atender mais duas mil crianças”, explica.

Essa quantidade de vagas que serão disponibilizadas em Sorocaba deve-se aos investimentos que a Prefeitura de Sorocaba vem fazendo, por meio da Secretaria Municipal da Educação, na construção de novos prédios, reformas e ampliação que servem à educação infantil. A prefeitura já tem algumas obras licitadas para construir unidades para abrigar crianças de zero a três anos nos bairros Bonsucesso e Marcelo Augusto e está sendo concluída a documentação para a licitação de creches no Parque São Bento e no Piazza di Roma.

A prefeitura construirá também novos prédios para abrigar os Centros de Educação Infantil (CEIs) 70, do Nova Sorocaba, e 65, do Jardim Novo Mundo. Além disso, a Secretaria da Educação adotará outras medidas para ampliar o número de vagas: o CEI 16 (Centro), que hoje funciona apenas como pré-escola, ganhará um novo prédio e passará a atender como creche também. Da mesma forma, o prédio do antigo CEI 33, cujos alunos foram integrados à Escola Municipal “Avelino Leite de Camargo”, do Nova Esperança, será reformado e passará a atender crianças de zero a três anos.

Votorantim ganhará mais duas unidades

O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), também participou da assinatura do termo de convênio para a construção de mais duas creches no município. Uma unidade será construída na Vila Ondina com capacidade para atender a 120 crianças e com área construída de 564 metros quadrados e a outra no Parque São João para 216 crianças e com área construída de 1.212 metros quadrados.

Com a construção dessas duas unidades, passam para sete o número de creches implantadas no município no período de gestão do prefeito Pivetta, de modo que, até o início do próximo ano, terão sido criadas aproximadamente mil novas vagas, desde 2009, quando Pivetta entregou as creches do bairro Ângelo Vial e Vila Nova Votorantim. No ano passado, foi inaugurada a unidade para atender às mães do Jardim Bandeirantes, quando, também, iniciou a construção de outras duas, sendo no São Lucas e outra no Jardim Primavera, que será inaugurada hoje.

Jornal Cruzeiro do Sul

tags
creches Dilma lippi
VEJA
TAMBÉM