Busca
2° turno

Eleições dos Metalúrgicos terminam nesta sexta-feira, dia 25

Todos os trabalhadores metalúrgicos têm direito, basta conferir nome na listagem dos mesários

Imprensa Smetal
Foguinho/Imprensa Smetal
Primeiro turno movimentou mais 8 mil trabalhadores em 51 fábricas; segundo turno acontece em todas as empresas onde houver eleitor apto a votar

Primeiro turno movimentou mais 8 mil trabalhadores em 51 fábricas; segundo turno acontece em todas as empresas onde houver eleitor apto a votar

Termina nesta sexta-feira, dia 25, a votação do segundo turno das eleições sindicais 2010 do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. As votações começaram na quarta e devem mobilizar aproximadamente 15 mil trabalhadores em Sorocaba e nas demais cidades que integram a base sindical dos Metalúrgicos de Sorocaba.

Neste segundo turno a categoria vai eleger 27 trabalhadores que integrarão a Direção Executiva, o Conselho da Direção Executiva e o Conselho Fiscal da entidade. O mandato de cada gestão é de três anos.

No primeiro turno – realizado em 23, 24 e 25 de fevereiro – mais de 8,2 mil trabalhadores foram às urnas em 51 fábricas para eleger os representantes dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresas) em suas respectivas fábricas, além do CSE dos aposentados.

No primeiro turno 134 trabalhadores se candidataram, sendo 131 pela Chapa 1 e três pela Chapa 2. Todos os candidatos pela Chapa 1 foram eleitos. Eles formarão a Diretoria Plena do Sindicato.

No segundo a eleição é disputada em chapa única, encabeçada por Ademilson Terto da Silva, e tem direito a voto todo metalúrgico sindicalizado com ao menos três meses de sindicalização.

Além de urnas itinerantes nas fábricas de pequeno e médio porte, há urnas fixas nas empresas de grande porte e na sede do Sindicato, em Sorocaba, que fica na rua Júlio Hanser, 140, Lajeado, perto da rodoviária.

Os organizadores lembram os metalúrgicos sobre a importância do voto. Quanto mais voto a chapa conseguir, mas representatividade o Sindicato terá perante às empresas e à sociedade.

O processo
Desde 2002 as eleições do Sindicato dos Metalúrgicos acontecem em dois turnos. No primeiro os trabalhadores elegem os seus representes dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresas) em suas respectivas fábricas. No primeiro turno foram 134 candidatos em 51 fábricas e no comitê de aposentados. Foram eleitos 131 deles.

Os eleitos no primeiro turno vão integrar a diretoria plena do Sindicato, cujo mandato é de três anos.

No segundo turno são 27 candidatos – todos eleitos no primeiro – que vão formar a Diretoria Executiva, o Conselho da Direção Executiva e o Conselho Fiscal.

tags
eleições segundo turno Votação
VEJA
TAMBÉM