Busca
Busca
Eleições

Mais de 40% dos metalúrgicos com direito a voto comparecem às urnas

Hoje foi o primeiro dia das votações, que continuam nesta quinta-feira, 24, e terminam na sexta, 25

Imprensa Smetal
Foguinho/Imprensa Smetal
Trabalhador da Ecil, metalúrgica de Piedade, vota no refeitório no intervalo de refeição

Trabalhador da Ecil, metalúrgica de Piedade, vota no refeitório no intervalo de refeição

A comissão organizadora das eleições metalúrgicas de Sorocaba e região neste segundo turno estima que aproximadamente 44% dos trabalhadores (quase 9 mil pessoas) com direito a voto compareceram às urnas neste primeiro dia de votação.

A eleição é disputada em chapa única, encabeçada por Ademilson Terto da Silva, e tem direito a voto todo metalúrgico sindicalizado com ao menos três meses de sindicalização.

As votações começaram nesta quarta e terminam no final de tarde desta sexta, 25. O resultado deverá ser divulgado ainda na noite de sexta.

Além de urnas itinerantes nas fábricas de pequeno e médio porte, há urnas fixas nas empresas de grande porte e na sede do Sindicato, em Sorocaba, que fica na rua Júlio Hanser, 140, Lajeado, perto da rodoviária.

Os organizadores lembram os metalúrgicos sobre a importância do voto. Quanto mais voto a chapa conseguir, mas representatividade o Sindicato terá perante às empresas e à sociedade.

O processo
Desde 2002 as eleições do Sindicato dos Metalúrgicos acontecem em dois turnos. No primeiro os trabalhadores elegem os seus representes dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresas) em suas respectivas fábricas. No primeiro turno foram 134 candidatos em 51 fábricas e no comitê de aposentados. Foram eleitos 131 deles.

Os eleitos no primeiro turno vão integrar a diretoria plena do Sindicato, cujo mandato é de três anos.

No segundo turno são 27 candidatos – todos eleitos no primeiro – que vão formar a Diretoria Executiva, o Conselho da Direção Executiva e o Conselho Fiscal.

tags
2° turno chapa 1 chapa unica eleições Votação
VEJA
TAMBÉM