Busca
Busca
Política

Sindicato dos servidores entra com pedido de impeachment de Crespo

No documento, assinado por Salatiel dos Santos Hergesel, presidente do Sindicato, Crespo é acusado de improbidade administrativa e estelionato eleitoral, entre outros

Imprensa SMetal
Divulgação / Secom Câmara
Salatiel dos Santos Hergesel, presidente do sindicato, protocolou o pedido na Câmara de Vereadores

Salatiel dos Santos Hergesel, presidente do sindicato, protocolou o pedido na Câmara de Vereadores

O Sindicato dos Servidores de Sorocaba pediu, na manhã desta quinta-feira, dia 16, a cassação do prefeito José Caldini Crespo (DEM). O pedido de impeachment do chefe do executivo sorocabano foi protocolado na Câmara de Vereadores.

No documento, assinado por Salatiel dos Santos Hergesel, presidente do sindicato, Crespo é acusado de improbidade administrativa por não cumprir o orçamento aprovado pela Câmara para este ano, que previa reajuste salarial aos funcionários públicos. Crespo alega que a prefeitura não tem condições de reajustar os salários no momento e quer mudar a data-base da categoria para outubro.

A entidade também aponta os problemas com o secretariado desde o início do governo, como a saída de quatro secretários, a decisão da Justiça quanto à nomeação de Marinho Marte, na secretária de Assuntos Jurídicos, e até a notícia de que o secretário de Cultura, Werinton Kermes precisou entrar na fila de cidadãos para conseguir falar com o prefeito.

Crespo também é acusado de “estelionato eleitoral” e cita, como exemplo disso, o aumento da tarifa do transporte público, que subiu 7,89%; quando na campanha ele havia prometido não reajustar as passagens.

Trâmite

A Câmara de Vereadores, através da Secretaria Jurídica, deve dar um parecer sobre a legalidade do pedido até a próxima terça-feira, dia 21. A votação no plenário da Casa de Leis deve acontecer nesse mesmo dia.

A abertura do processo de impeachment precisa do voto favorável de dois terços dos vereadores. No caso de Sorocaba, que conta com 20 parlamentares, serão necessários 14 votos pela abertura do processo de cassação.

Caso o processo seja aprovado, Crespo não seria imediatamente afastado do cargo, permanecendo como prefeito até a conclusão do processo.

O outro lado

Por meio de nota, a prefeitura disse que o presidente do Sindicato será acionado na Justiça por injúria e ofensa. Crespo também aponta que “que a mudança da data-base para outubro certamente permitiria reajuste e concessão de benefícios aos servidores ainda este ano. O prefeito lamenta que o sindicato esteja contra isto”.

tags
cassação Crespo; Sindicato impeachment reajuste servidores
VEJA
TAMBÉM