Busca
Busca
Educação

Prefeitura manda pais procurarem vagas inexistentes

Na segunda-feira, a Secretaria de Comunicação (Secom) havia divulgado uma lista com o título "Vagas remanescentes em creches são opções para quem procura período integral"

Larissa Pessoa / Jornal Cruzeiro do Sul
A redução do atendimento em horário integral afetou 33 creches (Foto: Pedro Negrão / Jornal Cruzeiro do Sul)

A redução do atendimento em horário integral afetou 33 creches (Foto: Pedro Negrão / Jornal Cruzeiro do Sul)

Dezesseis das 22 creches que a Secretaria de Educação (Sedu) divulgou anteontem como opções de ensino integral, por meio de vagas remanescentes, não têm — na verdade — essas vagas. O Cruzeiro do Sul entrou em contato ontem com todas elas e só não conseguiu falar em duas. Em oito delas (CEI-5, CEI-11, CEI-38, CEI-40, CEI-43, CEI-44, CEI-51 e CEI-86), as unidades sequer oferecem turmas em tempo integral. Em outras oito creches, a informação é de que não há mais vagas. No CEI-31, no Jardim Gonçalves, a resposta via telefone foi ainda mais contundente: “Como assim estamos na lista? Aqui está lotado. Devem ter errado”, disse uma funcionária. Na segunda-feira, a Secretaria de Comunicação (Secom) havia divulgado uma lista com o título “Vagas remanescentes em creches são opções para quem procura período integral”. O resultado ontem foi uma enxurrada de ligações de pais para essas unidades, todas sem sucesso.

Após a constatação do problema, o Cruzeiro enviou questionamentos à Secretaria de Comunicação, cujas respostas chegaram à redação às 18h55. A Secom, então, tratou a falha apenas como “um problema de comunicação entre a Prefeitura e essas creches, que já foi sanado. Faltou o contato informando que elas seriam procuradas pelos pais”. No entanto, a nota da Prefeitura voltou a dizer que todas as creches inclusas na lista divulgada na segunda-feira possuem vagas remanescentes, mesmo a reportagem tendo constatado o contrário. Diz a Secom que essas creches poderão, a partir de hoje, receber as inscrições via Cadastro Municipal Unificado e que os resultados serão divulgados no dia 21 de março, pelo site da Secretaria da Educação (educacao.sorocaba.sp.gov.br). Até agora, a Sedu não fez qualquer menção sobre o número de vagas remanescentes que seriam oferecidas nessas 22 creches.

E as vagas?

Na manhã de segunda-feira, em reunião com uma comissão de pais de alunos para esclarecer as dúvidas sobre a medida anunciada na sexta-feira, que prejudicaria mais de 900 crianças, a secretária da Educação, Marta Cassar, havia dito que “os pais podem verificar se as creches que possuem vagas remanescentes estão com o quadro de auxiliares completo para atender as crianças em período integral e, se houver, levar o filho para esses locais”. Já o secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, disse que após a divulgação das vagas remanescentes, os pais teriam que avaliar a possibilidade de transferência. “Cabe ao pai decidir se transfere o filho para uma integral, mesmo que seja longe de casa, ou mantém no parcial”, disse, após a reunião de segunda-feira. Ontem, em nota, a Secom afirmou que a possibilidade de custear o transporte nos casos de transferência não é cogitada.

Entre os CEIs inclusos na lista divulgada pela Secom que teriam vagas remanescentes para o período integral, oito unidades só atendem em período parcial, são elas: CEI-5, CEI-11, CEI-38, CEI-40, CEI-43, CEI-44, CEI-51 e CEI-86. Já os CEIs 2, 8, 17 e 78 possuem turmas integrais, mas todas estão lotadas. No CEI-78, localizado na Vila Sabiá, uma funcionária informou que após o período de transferências podem surgir vagas, mas é necessário que o pai interessado liste cinco unidades de sua preferência e a Sedu determine para onde a criança será encaminhada. Os pais podem solicitar a transferência entre hoje e sexta-feira, junto à direção da creche em que as crianças já estiverem matriculadas.

No CEI-31, no Jardim Gonçalves, só há atendimento integral para creche 3, mas as turmas também estão cheias. “Como assim estamos na lista? Aqui está lotado. Devem ter errado”, disse uma funcionária. Na unidade localizada no Bairro dos Morros, CEI-54, a secretaria da unidade informou que para creche 2 integral não há mais vagas, pois a turma, que seria para 25 alunos, já está com 30. O Centro de Educação Santo Agostinho, uma das 16 creches conveniadas à Prefeitura, embora também estivesse na lista, não possui vagas abertas.

A Casa das Mães e das Crianças de Sorocaba, que também atende através de convênio, funciona em período integral, mas segundo uma funcionária, esse atendimento está em risco, pois a entidade não recebe repasse municipal desde janeiro, com funcionários com salários em atraso e problemas com a merenda. “Podem surgir vagas, mas não tenho coragem de falar para uma mãe transferir para cá buscando o integral porque não sei até quando vamos conseguir manter”, informou. A Prefeitura rebateu essa informação, pois alega que o pagamento, referente a janeiro e fevereiro, ocorreu na última sexta-feira. Diz ainda das 16 creches conveniadas, 6 já receberam os repasses de janeiro e fevereiro, na mesma data, e que as outras 10 creches receberão até esta sexta-feira, dia 24. Segundo a nota, a Prefeitura investe mensalmente R$ 727.440,40 em convênios com 16 creches (11 de educação infantil e 5 de educação especial).

Somente quatro

De todas as creches consultadas pela reportagem, somente quatro confirmaram terem vagas para o ensino integral. Embora também venha enfrentando dificuldades com a merenda escolar, a Creche Doce Lar do Menor Irmã Rosália, no Jardim Santa Fé, ainda possui 35 vagas disponíveis. Segundo Eny Aparecida Matheus da Silva, diretora da unidade, para o berçário ainda restam cinco vagas e apenas a turma de creche 1 já está cheia. Na creche 2 e 3 restam entre 10 e 15 vagas para cada turma. “Recebemos o repasse referente ao mês de janeiro e fevereiro na semana passada, mas a merenda foi cortada e estamos tendo que arcar com esse gasto.” Ao todo, a unidade tem capacidade para atender 85 crianças. O telefone da creche é (15) 3231-3119.

Na Creche Sagrada Família, no Centro, também com atendimento integral através de convênio com a Prefeitura, restam cinco vagas, sendo uma para berçário, uma para creche 1 e três para creche 2. O telefone da unidade é (15) 3231-5648. Já os CEIs 23 e 47, no Jardim dos Estados e Ipanema do Meio, respectivamente, têm vagas para creche 2 e 3. Na primeira unidade, segundo uma funcionária, ainda sobram cinco vagas para cada turma em tempo integral. Já no CEI-47, que não conta com berçário, há entre 8 e 10 vagas. O telefone do CEI-23 é o (15) 3222-4213 e o do CEI-47, (15) 3221-5813.

tags
creches crespo Horário Integral Inexistentes prefeitura redução vagas
VEJA
TAMBÉM