Busca
Busca
Sorocaba

Escolas em tempo integral reduzem horário de atendimento

A Secretaria da Educação anunciou nesta sexta, 25, por meio do Serviço de Comunicação da Prefeitura, que foi antecipado o cumprimento do calendário das 17 Escolas em Tempo Integral Oficina do Saber

Jornal Cruzeiro do Sul / José Antonio Rosa
Divulgação

Na prática, a partir da próxima segunda feira o horário das aulas nas unidades que se estendia até as 15h, terminará às 11h30

Em meio a reclamações de professores, segundo quem o governo municipal pretende cortar gastos e comprometer as atividades letivas no final do ano, a Secretaria da Educação anunciou nesta sexta-feira (25), por meio de nota do Serviço de Comunicação (Secom) da Prefeitura, que foi antecipado o cumprimento do calendário das 17 Escolas em Tempo Integral Oficina do Saber. Na prática, a partir da próxima segunda feira o horário das aulas nas unidades que se estendia até as 15h, terminará às 11h30. O sistema atende a 4.100 alunos da rede municipal. De acordo com o secretário da Educação, Flaviano Agostinho de Lima, este período será reduzido em apenas alguns dias, já que as atividades e conteúdos estão em conclusão e alguma delas poderiam ser executadas até meados de dezembro.

Flaviano explicou que o calendário letivo das oficinas mantém relação com o do ensino regular, mas tem flexibilidade, pois, nos últimos tempos, a cada semestre, se iniciava um pouco depois, justamente para promover a adaptação das crianças ao sistema regular e depois ao integral.

Outro aspecto determinante na iniciativa diz respeito ao déficit na Pasta. Neste ano, o governo federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) reduziu em mais de R$ 20 milhões o volume de transferências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Fundeb) por falta de correção da tabela e ainda outros R$ 7 milhões com reduções das estimativas da cota salário educação e do programa de alimentação escolar. Segundo o titular da Sedu, a programação da Escola em Tempo Integral para 2017 já está pronta, inclusive com orçamento definido.

Em relação aos novos professores concursados que atuam nas Oficinas do Saber, Flaviano disse que continuarão em dezembro nas próprias unidades correlatas para suprir eventuais demandas, ou, ainda, poderão ser deslocados para escolas próximas de modo a colaborar com a prestação de serviços educacionais, sem qualquer prejuízo.

tags
Agostinho atendimento Comunicação Educação escola flaviano horário integral Secom serviço Sorocaba tempo
VEJA
TAMBÉM