Busca
Busca
Saúde

Para médico, mercado influencia perícia contra o trabalhador

Medico do trabalho do SMetal denunciou durante seminário no TRT, em Campinas, realizado dia 11, que instituições supostamente de interesse público estão adotando viés favorável ao mercado nas perícias

Imprensa SMetal
Vagner Santos

Paulo Kaufmann, médico do trabalho do SMetal, foi um dos palestrantes no TRT

“Instituições supostamente de interesse público estão contaminadas e adotando um viés predominantemente favorável ao mercado nas perícias”, denunciou o médico do trabalho do SMetal, Paulo Roberto Kaufmann, em seminário realizado dia 11, no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas.

Kaufman, que também é mestre em Sociologia do Trabalho pela USP, falou sobre a formação profissional de peritos e criticou que esses profissionais podem estar sendo parcialmente ‘deformados’ por cursos. “O médico sai da formação produzindo de modo acrítico, repetindo conceitos com pragmatismo e pressa, para atender ao mercado”.

Outro problema levantado pelo médico é a atitude de ‘especialistas’ que tratam os trabalhadores como “suspeitos de um crime em um interrogatório, tendo que confessar algo para os peritos”. E afirmou: “se houvesse uma perícia das perícias, haveria reprovação para 80% dos casos”.

Com o tema “A perícia na Justiça do Trabalho”, o seminário foi promovido pela Escola Judicial do TRT da 15ª região.

tags
médico mercado pericia trabalhador
VEJA
TAMBÉM