Busca
Busca
Eleição Metalúrgica

Inscrição de candidatos para eleição metalúrgica vai até dia 2

Nas 55 fábricas onde haverá eleição de CSE, mais de 14 mil metalúrgicos sindicalizados terão direito a voto no primeiro turno, além dos sócios aposentados, que vão escolher os membros do seu próprio comitê

Imprensa Smetal Sorocaba
Foguinho/Imprensa Smetal
Assembleia no dia 21 definiu datas e critérios das eleições metalúrgicas, que vão definir a diretoria do sindicato para os próximos três anos

Assembleia no dia 21 definiu datas e critérios das eleições metalúrgicas, que vão definir a diretoria do sindicato para os próximos três anos

Começou dia 24 e vai até dia 2 de fevereiro o prazo para inscrição de metalúrgicos interessados em concorrer ao primeiro turno das eleições sindicais, que serão realizadas dias 23, 24 e 25 de fevereiro. Porém, para se inscrever o candidato deve ser sócio do sindicato da categoria e obedecer às normas dos estatutos da entidade, além de respeitar os critérios definidos na assembleia eleitoral realizada no último dia 21.

A exemplo do que ocorre desde 2002, a eleição dos metalúrgicos de Sorocaba e região será em dois turnos e terá como base a representação nas fábricas, por meio da eleição de Comitês Sindicais de Empresa (CSE).

No primeiro turno são eleitos os CSEs. No segundo turno, os membros eleitos dos CSEs podem formar chapas para disputar os cargos na Diretoria Executiva, Conselho da Diretoria, Conselho Fiscal e suplentes.

O número de membros de cada CSE é determinado pelo número de sócios do sindicato naquela fábrica. O pedido de realização de eleição em primeiro turno deve ser feito por lista de associados na empresa. No segundo turno, todos os sócios votam, em todas as fábricas.

Assembleia eleitoral
A assembleia eleitoral do dia 21 explicou aos associados todas as normas e critérios para inscrições e eleições em primeiro e segundo turnos. A mesma assembleia aprovou as datas de eleições. O primeiro turno será dias 22, 23 e 24 de fevereiro e o segundo turno, dias 23, 24 e 25 de março.

Ainda no dia 21, os sócios elegeram a comissão eleitoral, que presidirá o processo eleitoral e terá como integrantes Francisco Ribeiro Palma, Luis Alberto Antunes Popst e Francisco França da Silva. Os advogados responsáveis, aprovados pela assembleia, são Zuleine Aparecida Catunda Noimann e Imar Eduardo Rodrigues.

134 dirigentes sindicais
Outra decisão da assembleia foi apresentar uma lista de 55 fábricas onde haverá eleição de Comitês Sindicais no primeiro turno, além de um comitê sindical de aposentados. No total, serão eleitos 134 dirigentes sindicais nesses 56 comitês.

O número de membros de CSE em cada fábrica é proporcional ao número de sócios do sindicato. No grupo Schaeffler, por exemplo, onde há mais de 2.100 sindicalizados, serão eleitos 12 integrantes de comissão. Na Vicfer, também como exemplo, onde há 66 sócios, o CSE terá um integrante.

Nas 55 fábricas onde haverá eleição de CSE, mais de 14 mil metalúrgicos sindicalizados terão direito a voto no primeiro turno, além dos sócios aposentados, que vão escolher os membros do seu próprio comitê. No segundo turno, todos os 20 mil sócios, de todas as fábricas e também os sócios remidos, terão direito a voto.
O mandato da diretoria sindical dos metalúrgicos de Sorocaba, incluindo CSEs, é de três anos.

Horários de inscrições
As inscrições de candidatos aos CSEs são feitas na sede do Sindicato em Sorocaba, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Até o final da tarde desta terça, 25, dezenas de candidatos já haviam feito inscrição, todos denominados como Chapa 1, que significa apoio às políticas e realizações da diretoria atual do sindicato. Até essa data, portanto,não houve inscrição de chapas de oposição.

Confira onde haverá eleições de CSE em primeiro turno
1. Bardela
2. Bauma
3. Barros Monteiro
4. Belmetal
5. CNH CASE
6. Comescop (Andrew)
7. APEX TOOLS(Cooper)
8. Dana
9. Difran
10. Edscha
11. Emerson
12. Enertec
13. Etirama
14. Flex
15. Gerdal sor (aços villares)
16. Gerdal ara
17. Gimenes
18. Guzi
19. Index
20. Iperfor
21. Jaraguá
22. Jurid
23. Lupatec
24. Martins & martins
25. Metalac
26. Metalplix
27. Metalur
28. Metalur Filial (Recicla)
29. Metalvic
30. Metso Minerals
31. Metso Fundição
32. Moto peças
33. Muller
34. Nova Tamboré
35. Pries
36. Prymian cabos
37. Prymian energia
38. Saboó Usinagem(VicTransm)
39. Saturnia
40. Schaeffler
41. SPF
42. SYL Industrial
43. Tecforja
44. Tecsis
45. Telcon
46. Vicfer
47. Vimax
48. VTL
49. Wobben
50. YKK Mecanica
51. YKK Ziper
52. ZF Brasil
53. ZF Lemforder
54. ZF Sistemas
55. CSE dos Aposentados

Em virtude da reconstrução do auditório no pátio da sede de Sorocaba, a assembleia dia 21 foi realizada na sede da Associação dos Metalúrgicos Aposentados (Amaso), anexa ao Sindicato

tags
comitês sindicais de empresa CSE eleição metalúrgica 2011
VEJA
TAMBÉM