Depois de várias rodadas de negociações e pressão dos trabalhadores, a fábrica de auto-peças Dana, instalada na zona industrial de Sorocaba, concordou em reduzir a jornada de trabalho dos seus 500 funcionários de 44 para 42 horas semanais, sem redução de salário.
A jornada de 42 começará em 1° de julho. Mas já a partir de 1°de janeiro de 2011 a jornada será reduzida para 43 horas semanais. “Os trabalhadores estão de parabéns por uma conquista tão significativa como essa”, diz o dirigente sindical Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho.
A redução de jornada também vai beneficiar os funcionários mensalistas e os empregados das empresas terceirizadas que prestam serviços na Dana.
A meta CUT (Central Única dos Trabalhadores), da qual o Sindicato é filiado, é reduzir a jornada de trabalho em todo o Brasil de 44 para 40 horas semanais. Essa medida, segundo estudos, encarece a produção em poucos mais de 1% e, em contrapartida, geraria mais de 2 milhões de novos postos de trabalho.
Algumas empresas, como Metalac, FL Smith e Mart Ferramentaria já praticam jornada de 40 horas semanais.
Ajuste de horário
O Sindicato ainda continua negociando com a empresa uma equalização de horários para que todos os trabalhadores sejam contemplados igualmente pela nova redução de jornada na Dana.