Os trabalhadores da siderúrgica Jimenez, instalada no bairro Iporanga, em Sorocaba, voltaram ao trabalho na manhã desta quinta-feira [9], depois de 8 dias de greve.
A decisão de retomar ao trabalho foi tomada em assembleia na porta da fábrica, depois que a empresa se comprometeu a ceder o desjejum a partir de três de janeiro e a abrir uma agenda de negociação para o atendimento das demais reivindicações.
Os funcionários entraram em greve em 1°de dezembro, depois que a empresa ignorou uma paralisação de protesto dos trabalhadores, que reivindicavam cesta básica, desjejum, revisão da grade salarial e melhorias no local de trabalho. Esses benefícios eram cobrados da empresa havia pelo menos seis meses.
A greve se prolongou por mais de uma semana porque somente no 7° dia de paralisação a empresa procurou o Sindicado para negociar.
“Os trabalhadores estão de parabéns pela união que demonstraram. Agora, na volta das férias coletivas, eles [funcionários] precisam manter a mesma união para que a empresa cumpra o que prometeu com brevidade”, afirma o sindicalista Marcos Roberto Coelho, o Latino.