Trabalhadores de mais seis empresas de Sorocaba e região participaram de assembleias da Campanha Salarial dos metalúrgicos nos últimos dois dias. São elas: Moto Peças, ZF, Hurt-Infer, Johnson Controls e Keiper.
Durante as assembleias, os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) têm reforçado a importância da união dos trabalhadores na Campanha deste ano.
Nesta segunda-feira, dia 12, aconteceu assembleias com trabalhadores da Moto Peças e Johnson Controls. Já na manhã desta terça-feira, 13, a mobilização foi realizada nas empresas ZF, Hurt-Infer e Keiper (em Araçariguama). Mais assembleias devem ocorrer durante a semana.
Além dos temas específicos da Campanha da categoria, os dirigentes do SMetal têm criticado os ataques do governo golpista de Michel Temer aos direitos trabalhistas e sociais, que prevê a precarização do trabalho.
Projetos como a terceirização ilimitada, jornada de trabalho de 12 horas semanais e a Reforma Previdenciária também foram discutidas com os trabalhadores.
De acordo com o secretário-geral da FEM, que é diretor do SMetal, Adilson Faustino (Carpinha), “não só a categoria metalúrgica, mas sim os trabalhadores de todos os setores, precisam se mobilizar para tenhamos sucesso contra esses retrocessos que vem acontecendo”.
Carpinha também elogiou e declarou apoio à greve dos bancários, deflagrada há uma semana em todo o país em virtude da insatisfação da proposta de reajuste salarial oferecida pelos bancos.