A greve dos bancários deve começar nesta terça-feira (6) em Sorocaba, confirma o Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região. A paralisação foi decidida em assembleia e decorre da insatisfação com a proposta de reajuste salarial oferecida pelos bancos. Enquanto a categoria pede aumento de 14,78% — que corresponde à inflação de 9,57% e pouco mais de 5% –, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou proposta de 6,5% e um abono de R$ 3 mil.
De acordo com Júlio Cesar Machado, presidente do sindicato dos bancários, a greve em Sorocaba deve se iniciar na região central. Depois disso, a tendência é conseguir a adesão das agências presentes nas avenidas da cidade. Machado orienta o cidadão a, desse modo, utilizar essas agências mais distantes do Centro; utilizar os serviços no autoatendimento, na internet ou mesmo os correspondentes bancários.
Além do reajuste salarial, a entidade busca a manutenção do emprego dos bancários. No último ano, segundo o presidente do sindicato, mais de 7 mil trabalhadores perderam o emprego em todo o país. A crise que atinge o Brasil, no entanto, não é argumento, ele diz. “Os bancos não têm sofrido com a crise”, comenta.