O Ceadec, Rede Solidária Cata-Vida e Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso) foram homenageadas na última terça-feira, dia 12, na Câmara Municipal, pelos projetos desenvolvidos com relevância social e ao meio ambiente no município e região.
Os vereadores Izídio de Brito, que propôs a homenagem, e Carlos Leite, ambos do PT, entregaram votos de congratulação às representantes das entidades Naiçara Rejane Garbin, diretora e secretária do CEADEC, e Patrícia de Sene, presidente da Coreso.
Durante a sessão da Câmara, Naiçara contou que os projetos desenvolvidos pelo Ceadec com os catadores de meteriais recicláveis promovem a qualidade de vida dos trabalhadores, bem como a sua inclusão social. “Estamos no caminho certo para o fortalecimento da inclusão de catadores e catadoras de materiais recicláveis, assim como da promoção de qualidade de vida de suas famílias”, disse.
A Coreso foi homenageada ainda ainda pela redução do impacto ambiental através da Rede Solidária Cata Vida, revelado em recente balanço divulgado pelo Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec).
O estudo mostra que as 18 cooperativas de reciclagem da região coletaram 1.066,28 milhões de toneladas de materiais recicláveis entre papéis, plásticos, alumínios, óleo residual de fritura, entre outros, de janeiro a maio deste ano.
Em termos ambientais, a Rede Cata-Vida colaborou na preservação de 10,897 árvores; 39.403 litros de petróleo e mais de dez milhões de litros de água, segundo o relatório do primeiro quadrimestre de 2016 contabilizado pelo Balanço Ecológico.
“Nossa luta é constante e, principalmente em Sorocaba, temos muito no que avançar, mas esta homenagem mostra que somos vistos e lembrados por alguns políticos e isso fortalece nossa missão em aplicar a Coleta Seletiva com excelência”, declarou a presidenta da Coreso, Patrícia de Sene.