Buracos causam acidentes e prejuízos no Parque São Bento, zona norte de Sorocaba. Os moradores cobram soluções da Prefeitura de Sorocaba desde 2015, mas até agora não há sinal de obras de infraestrutura e recape.
Na Rua Doracy do Amaral, onde famílias do bairro são atendidas pelo programa Cesta Verde, do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), em parceria com a administração municipal, há uma cratera que atinge também parte da sarjeta.
O caminhão do Banco de Alimentos, que faz as entregas todas as sextas-feiras, tem dificuldades em chegar àquela rua e até mesmo de estacionar para fazer a distribuição dos alimentos. O motorista Johnnie Silva afirma que deixa o veículo no meio da rua. “Quando chove a situação piora, porque o risco de cair no buraco aumenta”, lamenta.
O aposentado e morador do bairro, José Augusto Maciel, conta que em resposta a um requerimento de novembro de 2015, foi informado que a Rua Doracy não estava incluída na programação do novo contrato de recapeamento asfáltico. Além disso, em janeiro deste ano, Maciel entrou com processo judicial contra a Prefeitura para obter ressarcimento do valor investido na troca de rodas de seu carro, que quebraram no buraco.
Questionada pela imprensa SMetal a assessoria de imprensa da prefeitura apenas deu uma informação genérica, a de que a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) tem previsão de execução de serviços de recuperação de trecho da Rua Doracy do Amaral e de intervenções em trechos das vias Alcino Oliveira Rosa, Libório Maldonado e José Antonio Leme, no mesmo bairro, mas não respondeu sobre prazos para resolver o problema.