Os trabalhadores do Grupo Schaeffler, Prysmian e Seco Tools, de Sorocaba, rejeitaram propostas de Programa de Participação nos Resultados (PPR) durante assembleias realizadas na última semana.
Na Schaeffler, a proposta, que foi rejeitada nesta segunda-feira, dia 27, pretendia reduzir em cerca de 30% o valor de PPR pago em 2015.
A expectativa do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), do Comitê Sindical de Empresa (CSE) e da comissão interna de negociação de PPR é que a Schaeffler aceite retomar as negociações nos próximos dias e melhore a proposta.
Para Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho, membro do CSE, somente a mobilização dos trabalhadores na fábrica convencerá a empresa a mudar de postura e atender às expectativas dos funcionários.
“A proposta atual da empresa é inaceitável por ser incoerente. Apesar da crise, a empresa tem mostrado crescimento. Não se justifica essa tentativa de redução do valor. Temos que demonstrar indignação coletiva para reverter essa atitude da empresa”, afirma Verdinho.
O dirigente sindical ressalta que tanto o SMetal quanto o CSE sempre deram prioridade ao diálogo para solucionar conflitos com a empresa. “Por outro lado, quando a empresa adota o método da imposição, é necessário chamar os trabalhadores para reagirem à altura”.
Prysmian e Seco Tools
Com cerca de 500 trabalhadores metalúrgicos nas duas unidades, em Sorocaba, a empresa Prysmian também ofereceu valor de PPR menor que no passado e a assembleia conduzida pela diretoria do SMetal rejeitou a proposta, na sexta-feira, dia 24.
Conforme o secretário-geral do Sindicato, Leandro Soares, as negociações com a empresa devem continuar para se chegar a um acordo.
Na Seco Tools a situação é parecida e os dirigentes sindicais estão em contato com a empresa para que o acordo beneficie os trabalhadores.
Aprovados
Já os metalúrgicos das empresas Metalex, Tecnofix e Sibrol aprovaram os valores de PPR durante as assembleias realizadas nos dias 21, 23 e 27, respectivamente.
Os trabalhadores da Metalex receberam a primeira parcela na sexta, dia 24, e a segunda parcela será paga no dia 28 de fevereiro de 2017.
Com a aprovação do acordo na Tecnofix, a primeira parcela será paga no dia 20 de julho e a segunda no dia 20 de fevereiro de 2017. O valor aprovado este ano é 10% maior que o valor aprovado em 2015.
Na Sibrol, o acordo aprovado para os 50 funcionários foi aprovado no dia 27, com 14% de aumento em relação ao ano passado. A primeira parcela será paga dia 15 de julho e a segunda em 15 de janeiro de 2017.
Os valores de PPR não são divulgados para não prejudicar negociações em andamento com outras empresas do setor.