Busca
Saúde

Vacinação contra gripe prossegue até o dia 31

Município recebeu mais 21 mil doses na sexta-feira, destinadas somente para as pessoas que se enquadram nos grupos de risco

Agência Sorocaba de notícias
Emerson Ferraz

Pacientes com doenças crônicas e pertencentes e de imunização recomendada precisam apresentar no ato da imunização receita médica

A campanha de vacinação contra a gripe prossegue até o dia 31 de maio, somente para os grupos de risco priorizados, conforme orientação técnica do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da saúde; gestantes; mães que acabaram de ter bebê; adultos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais são o público-alvo da ação.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) recebeu na última sexta-feira (20) mais 21 mil doses da vacina, que foram distribuídas e estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, desde esta segunda-feira (23).

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), Renata Guida Caldeira, parte das 21 mil doses recebidas na última remessa será encaminhada para o sistema prisional, casas de repouso e clínicas, que também atendem o público-alvo na ação. Outra parcela será reservada para as segundas doses das crianças que foram vacinadas pela primeira vez, visto que essas precisam de duas doses para estarem protegidas.

Meta
Sorocaba atingiu a meta geral e vacinou 84,93% da população considerada público-alvo, sendo 107.370 pessoas, das 126.423 que devem receber a dose. “Porém, três grupos ainda não atingiram a meta, que são as crianças, trabalhadores da saúde e gestantes”, ressalta Renata.

Levando em conta os grupos prioritários, adultos com mais de 60 anos são os que mais procuraram pela vacina. De 30 de abril a 18 de maio foram 63.474 doses aplicadas, o que representa a imunização de 96,31%, das 65.906 pessoas que integram este público. Em seguida, estão as puérperas (após 45 dias de gestação), pois houve a vacinação de 984 delas (87,78% do total 1.121), e 28.368 (79,62%) das 35.629 crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

No caso das gestantes, foram aplicadas 4.085 (59,90% das 6.820 grávidas). Já os trabalhadores da Saúde 63,65% dos 16.947 foram imunizados. No que se refere aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, 22.071 pessoas foram vacinadas.

Orientação
A chefe da DVE/SES orienta aqueles que ainda não receberam a vacina, para que procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. E que a carteira de vacinação precisa ser apresentada no ato da imunização. Quem tem doenças crônicas e recomendação, para ser imunizado precisa levar ainda receita médica ou identificação de medicamento usado em tratamento recente (no máximo um ano atrás).

tags
atendimento em sorocaba campanha Gripe grupos de risco imunidade UBS Vacinação
VEJA
TAMBÉM