Busca
Busca
Imunização

Vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 31

O governo do Estado de São Paulo anunciou na tarde desta sexta, dia 20, que vai prorrogar a vacinação contra a gripe até o dia 31. As UBSs Vila Barão, Santana e Jardim Vergueiro estão sem as vacinas

Jornal Cruzeiro do Sul
Divulgação

O governo do Estado de São Paulo anunciou no início da tarde desta sexta-feira (20) que vai prorrogar a vacinação contra a gripe até o próximo dia 31. A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), no entanto, informou que aguarda a chegada das doses extras até às 15h de hoje para oficializar a prorrogação. A cidade já está com estoque zerado das vacinas em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): as da Vila Barão, Vila Santana e Jardim Vergueiro. Nas demais unidades, ainda há doses e a imunização segue até o fim do dia.

Conforme o calendário oficial, a vacinação seria encerrada hoje. Ao todo, serão distribuídas no Estado 1,94 milhão de doses extras para a vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe e que protege também contra o tipo A H1N1.Um milhão das doses extras foram adquiridas pelo governo do Estado, por iniciativa própria, junto ao Instituto Butantan, órgão ligado à pasta estadual.

Todas as regiões do Estado serão beneficiadas com este quantitativo extra; porém, serão priorizados os municípios que ainda não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo, formado por crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), doentes crônicos, indígenas e população carcerária.

Desde o dia 4 de abril, mais de 10,1 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no Estado, índice superior à meta da campanha que visava vacinar 9,5 milhões de paulistas, índice superior à meta da campanha, de cobertura de 80% do público-alvo.

Além de imunizar a população contra a gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses irão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Sorocaba

De acordo com levantamento parcial da SES, a campanha atingiu em Sorocaba 84,93% do total de pessoas que fazem parte dos grupos de risco. Apenas três grupos ainda não atingiram a meta: o de gestantes, trabalhadores da saúde e crianças entre quatro meses e seis anos, sendo que neste último grupo a pasta informou que já está próximo de atingir a meta, com 79% de imunização.

tags
bairros governo do estado vacinas imunicação Sorocaba UBS unidade basica de saude
VEJA
TAMBÉM