Busca
Busca
Saúde

Vacinação contra a gripe termina na sexta

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, dia 20 e, em Sorocaba, as doses continuam disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Jornal Cruzeiro do Sul
Luiz setti/JCS

Objetivo é imunizar 80% das pessoas dos grupos de risco

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (20) e, em Sorocaba, as doses continuam disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta fase da campanha, que teve início no dia 9, fazem parte do público alvo pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais da saúde, inclusive funcionários de clínicas, como recepcionistas, por exemplo, desde que esteja com uma declaração do serviço que exerce.

O Secretário de Saúde de Sorocaba, Francisco Antonio Fernandes, aponta que dos grupos prioritários para vacinação contra a Influenza A, apenas o de gestantes está muito abaixo da meta de 80%. Até a semana passada, apenas 52% das grávidas do município haviam sido imunizadas. O percentual é bem inferior ao índice de imunização de outros grupos, como o de adultos acima dos 60 anos, que já ultrapassou os 83%.

A Secretaria de Saúde (SES) esclarece que os profissionais que atuarão nas UBS foram orientados a serem criteriosos na distribuição da vacina, a fim de que não falte doses para a população de risco. As pessoas deverão apresentar cartão de vacinação, documento que comprove a idade ou que confirme a condição clínica. Quem não tiver o cartão, será fornecido comprovante de vacina. O objetivo da campanha é proteger 80% da população que faz parte dos grupos de risco contra os vírus A/Califórnia (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Duas fases

Neste ano, por recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, a campanha de vacinação está sendo realizada em duas fases. Na primeira, que começou no dia 30, foram vacinados os idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, unidades de urgência e emergência (Pronto-Atendimentos – PAs, Pronto-Socorros – PSs, Unidade de Pronto-Atendimento – UPA e Unidades Pré-Hospitalares – UPHs) e UBSs.

tags
A/Califórnia antônio fernandes Francisco Gripe h1n1 saúde SES Sorocaba UBS uph Vacina
VEJA
TAMBÉM