Busca
Busca
Cultura

Sorocaba terá Virada Cultural com shows da Nação Zumbi e Mart’nália

Maior evento cultural do Governo do Estado ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio no município

Secom Sorocaba
Divulgação

A banda Nação Zumbi é uma das atrações da Virada Cultural em Sorocaba

Em cerimônia realizada na última segunda-feira (dia 11), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin, ao lado do secretário de Cultura do Estado, Marcelo Mattos Araújo, anunciou as principais atrações da 10ª edição da Virada Cultural Paulista, que acontecerá em 23 municípios do interior e do litoral paulista em três finais de semana de maio (14 e 15, 21 e 22 e 28 e 29). O município sediará o evento nos dias 14 e 15 de maio e terá shows gratuitos da banda Nação Zumbi e da cantora Mar’tnália. Sorocaba foi representada no evento pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio e pela secretária da Cultura (Secult), Jaqueline Gomes.

“Estamos muito felizes em lançar a Virada Cultural Paulista. Quando teve início, ocorria em apenas um fim de semana, hoje serão três finais de semana de shows que acontecerão em todo o Estado, em 23 municípios das mais variadas regiões. A Virada promove a cultura, a educação, o entretenimento, a transformação. É a cultura indo ao encontro da população em todo o Estado”, afirmou Alckmin.

Para o prefeito Antonio Carlos Pannunzio a realização da Virada Cultural em Sorocaba é de extrema importância. “Mesmo nos tempos mais difíceis, a cultura pode ser uma ferramenta através da qual conseguimos uma melhor integração entre as pessoas e uma indução à compreensão generalizada, e isto pode facilitar a saída da crise que estamos vivendo. O governador investiu o que foi possível e Sorocaba está fazendo o mesmo, gastando menos, mas mantendo esta atividade cultural devido à importância que ela vem conquistando junto à nossa gente”, destaca o chefe do executivo.

“Apesar de todos os cortes que tivemos que fazer na Secretaria da Cultura por conta da crise econômica, não abrimos mão da Virada Cultural Paulista em Sorocaba. Para isso, alteramos os locais das apresentações, reduzindo as despesas com infraestrutura do evento”, garante a titular da pasta. Em 2015, a Prefeitura de Sorocaba investiu R$ 265 mil em infraestrutura. Já neste ano, o custo da Virada será de R$ 85 mil, menos da metade do valor gasto no ano anterior, e que custeará brigadistas, estrutura de som e luz e outros detalhes logísticos e de segurança.

Em breve será divulgado pelo Governo do Estado o restante da programação do município que, além de outros shows, terá atrações de diversas linguagens, proporcionando ao público a vivência de uma programação cultural gratuita de alta qualidade e diversificada.

O palco principal será no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, que já possui estrutura, com palco, AVCB e banheiros. Os outros dois locais que receberão as atrações serão o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, no Parque das Laranjeiras, e o Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), no Alto da Boa Vista, que também já possuem estrutura física. Outro local a receber as atrações será o SESC Sorocaba, parceiro do evento.

Sobre a Virada Cultural

Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista é a maior iniciativa cultural do interior e litoral paulistas, levando a cidades do interior e litoral atrações musicais, de teatro adulto e infantil, dança, circo, entre outras. Ela é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras e o SESC, e conta com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), Pensarte, Museu do Café e Cavalera.

Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras bancam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantir a segurança e a limpeza nas áreas do evento. Além disso, o Estado estimula os municípios a montarem programações paralelas, com artistas da cidade, de forma a dar visibilidade à produção cultural local.

Além de Sorocaba, a Virada Cultural passará por Araraquara, Botucatu, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, São João da Boa Vista, Taubaté, Araçatuba, Ilha Solteira, Limeira, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Votuporanga, Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto e Santos.

Sobre as atrações

Uma das bandas mais influentes e respeitadas na música brasileira, Nação Zumbi faz show gratuito no dia 14 de maio no Parque dos Espanhóis. O grupo tem grandes sucessos da carreira, como “Macô”, “Manguetown”, “A Praieira” e “Maracatu Atômico”, entre tantas outras.

Já a cantora Mart’nália se apresenta no dia 15 de maio também no Parque dos Espanhóis. Uma das maiores referências contemporâneas do samba do Rio de Janeiro, ela já gravou e cantou nos seus shows sambas de Vinicius de Moraes, Djavan, Candeia, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Ney Lopes, João Nogueira, Luiz Carlos da Vila, Caetano Veloso, Chico Buarque, entre outros.

Virada Cultural Paulista 2016

14 e 15 de maio

Araraquara – Zeca Baleiro e Projota

Botucatu – Maria Gadú e Os Mutantes

Registro – Mart’nália e Tribo de Jah

Santa Bárbara d’Oeste – Marcelo Jeneci & Tulipa Ruiz e Nação Zumbi

São João da Boa Vista – Os Mutantes e Emicida

Sorocaba – Nação Zumbi e Mart’nália

Taubaté – Cidade Negra e Toquinho

21 e 22 de maio

Araçatuba – Maria Gadú e Alceu Valença

Ilha Solteira – CPM 22 e Zélia Duncan

Limeira – Alceu Valença e Teatro Mágico

Marília – Biquini Cavadão e Velha Guarda da Mangueira

Piracicaba – Erasmo Carlos e NX Zero

Presidente Prudente – Gabriel o Pensador e Maria Gadú

Votuporanga – Teatro Mágico e Raimundos

28 e 29 de maio

Assis – Ed Motta e Tihuana

Bauru – Projota e Marcelo Jeneci

Campinas – Maria Gadú e Marcelo D2

Caraguatatuba – Otto e Dona Zaíra

Franca – Nação Zumbi e Arnaldo Antunes

Indaiatuba – Arnaldo Antunes e Emicida

Mogi das Cruzes – Banda Malta e Almir Sater

Ribeirão Preto – Marcelo Jeneci e Raimundos

Santos – Alceu Valença e Maria Gadú

tags
2016 banda nação zumbi cidade de sorocaba cultural martnalia paulista são paulo virada virada cultural
VEJA
TAMBÉM