O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) intermediou, no último final de semana, uma reunião entre Eduardo Fantin, presidente da Bardella, João Domingos de Moura Junior, chefe de departamento e instalações da empresa, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Durante a conversa, a empresa Bardella afirmou que tem objetivo de voltar a operar e contratar. A queda na produção e os problemas financeiros começaram a despontar em 2015 e se agravaram em 2016. A empresa apresentou dificuldades para manter os funcionários na planta local e continuar funcionando. Agora, em status de recuperação judicial (RJ), a Bardella busca se recolocar ativamente na economia brasileira.
De acordo com representantes do SMetal que estavam na reunião, a empresa se considera apta para retomar, também, as participações em licitações e concorrências públicas. Na conversa com o ministro, foi abordada a importância de uma política pública de valorização do produto nacional e os participantes debateram, ainda, a alta taxa de juros que inviabiliza investimentos.
Alexandre Padilha se mostrou solicito com a demanda e irá propor a ampliação do diálogo entre as empresas deste segmento e os setores do governo de infraestrutura.
A Bardella é uma empresa brasileira, com mais de 100 anos, que participou de dezenas de obras de infraestrutura no Brasil e no exterior e possui atualmente uma unidade na cidade de Araras em funcionamento e outra em Sorocaba sem carteira de pedidos.