Busca
Cultura

Trabalho de fotógrafa votorantinense está entre os 50 melhores em concurso mundial

Duas fotos de Paula Mariane, de 18 anos, foram selecionadas para integrar as 50 melhores do mundo na categoria "Jovem" do concurso de fotografia Sony Photography Awards 2016

Imprensa SMetal
Arquivo pessoal

Paula Mariane aprendeu fotografia aos 14 anos em projeto social, em Sorocaba

A votorantinense, professora voluntária de fotografia e estudante de jornalismo, Paula Mariane, 18 anos, teve duas de suas fotografias selecionadas entre as 50 melhores do mundo, na categoria “Jovem”, do concurso de fotografias Sony Photography Awards 2016.

“Eu fiquei sabendo do concurso, entrei no site e enviei minhas fotos no ano passado. E no dia 8 de fevereiro recebi o e-mail da organização do concurso dizendo que as minhas fotos tinham sido selecionadas”, comenta com entusiasmo a fotógrafa.

Foram enviadas mais de sete mil imagens feitas por jovens de vários países do mundo para concorrer na categoria Youth (Jovem), na qual Paula foi selecionada. Dos cinquenta jovens selecionados, apenas dez seguem para a final.

Os vencedores do concurso serão anunciados no dia 21 de abril em cerimônia de gala em Londres e as imagens vencedoras e pré-selecionados estarão à mostra no marco histórico de Londres, Somerset House, no dia 22 abril. Os trabalhos também serão publicados na edição de 2016 do livro Photography Awards Sony Mundial.

A votorantinense não sabe dizer qual foi a classificação dela. “Mas saber que fiquei entre as 50 melhores já é uma ótima motivação”.

O Sony Photography Awards tem cinco categorias, sendo a “Profissional” destinada a fotógrafos; a “Abertas” livre para participação de todos; “Jovem” para os fotógrafos com idades entre 12 e 19; “Student Focus”, para estudantes de fotografias e o “Prêmio Nacional”.

“The Soldier” e “Garoto de São Benedito” são as fotos de Paula selecionadas na categoria Jovem, dentro do tema “retratos”.

“Receber esta notícia só me deixa mais motivada a seguir com o fotojornalismo”, afirma Paula.

A seleção

As fotos do concurso foram selecionadas pela World Photography Organisation e por júri escolhido pela Academia Fotográfica Mundial.

Além 30 mil dólares de prêmios em dinheiro distribuidos aos primeiros colocados, os fotógrafos profissionais e abertos globais do Ano, vencedores de cada categoria também recebem equipamentos de imagem digital da Sony.

Para os interessados em ver as imagens, elas ficarão expostas na galeria do no site da World Photo Organisation .

Trajetória de Paula

Paula começou aprender fotografia aos 14 anos, quando cursou a oficina Jovem Cidadão, oferecida gratuitamente pelo Grupo Imagem- Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba.
A oficina é um projeto social que ensina noções de fotografia para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.

De estudante a professora e coordenadora de projeto, a jovem fotógrafa já colaborou com a formação de mais de 200 adolescentes. “A fotografia ajuda na formação de cidadãos responsáveis e as crianças melhoram seu desempenho na escola. Um projeto como esse é fundamental para a sociedade”, defende Paula.

“Acredito que tendo minhas fotos expostas entre as 50 melhores do concurso vai motivar os alunos a acreditarem que também podem chegar lá” conclui.

Trabalho de fotógrafa votorantinense está entre os 50 melhores em concurso mundial

tags
fotografia concurso paula mariane
VEJA
TAMBÉM