Busca
Busca
Conscientização

Campanha da fraternidade trata de saneamento básico

Inspirada na encíclica do papa Francisco, Laudato si (Louvado Seja), a campanha da fraternidade deste ano pede aos cristãos que vejam o planeta Terra como uma casa comum de todos os seres humanos

Imprensa SMetal
Foguinho/Arquivo/SMetal
Padre Kojak: União para cobrar melhorias

Padre Kojak: União para cobrar melhorias

Lançada no final do ano passado, a campanha da fraternidade este ano tem caráter ecumênico e trata de meio ambiente e saneamento básico. A campanha 2016 foi inspirada na encíclica do papa Francisco, Laudato si (Louvado Seja), e pede aos cristãos que vejam o planeta Terra como uma casa comum de todos os seres humanos.

Em Sorocaba, a campanha foi intensificada no período de quaresma, entre a quarta-feira de cinzas e a Páscoa. “Estamos distribuindo folders (panfletos) nas missas e conversando com os paroquianos para que eles reflitam sobre o tema”, explica o Padre Adelar, na Igreja Rosa Mística em Sorocaba.

De acordo com o Padre Adelar, embora o ápice da campanha seja na Páscoa, a divulgação e os debates sobre o tema duram o ano todo.

Já o Padre Arari dos Santos Amorim, conhecido como Padre Kojak, da Paróquia Nossa Senhora do Povo, em Brigadeiro Tobias, Sorocaba, destaca que “a campanha é também uma forma de conscientizar os paroquianos sobre a responsabilidade de cada um a respeito do ambiente em que vivemos. Tem que cobrar o poder público, inclusive na esfera municipal. Mas as responsabilidades individuais e comunitárias não podem ser negligenciadas”.

Conscientização

Para Kojak, a iniciativa das Igrejas deixa claro que não basta falar de Jesus ou apenas orar. O cidadão tem que se conscientizar sobre a conservação do planeta e sobre as condições sociais e a saúde de sua família e de seus semelhantes.

“Em Brigadeiro Tobias, com 25 mil habitantes, não há tratamento de esgoto. O Posto de Saúde 24 horas deixou de funcionar e agora o atendimento à população é de apenas 12 horas por dia. Nesses casos, a responsabilidade é da Prefeitura. A própria Campanha da Fraternidade nos ensina a nos unirmos para cobrar melhorias”, afirma o padre.

O texto-base da campanha, denominado “Casa comum, nossa responsabilidade”, argumenta que o saneamento básico é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados.

Ecumênica

O texto-base ressalta o método “ver, julgar e agir”. Ele pode ser baixado na internet pelo site:
www.campanhas.cnbb.org.br

As Igrejas que fazem parte da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 são: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Também participam as organizações Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, Aliança de Batistas do Brasil e Visão Mundial.

A campanha será oficialmente lançada em Sorocaba durante uma sessão solene na Câmara Municipal nesta quarta-feira, dia 24, às 19h30, com a presença de representantes de diversas denominações religiosas e aberta ao público em geral.

Meio ambiente: Tema remete aos cuidados com o planeta e com a saúde dos seres humanos

tags
aedes aegypti Arari dos Santos Amorim campanha da fraternidade Casa comum chikungunya Laudato si' Padre Kojak Papa Francisco saneamento básico Sérgio da Rocha Sudene zika
VEJA
TAMBÉM