Neste domingo, dia 21, à 0h – meia noite -, termina o horário de verão. De sábado para domingo, moradores de 10 estados e do Distrito Federal, devem atrasar os relógios em uma hora, voltando ao horário convencional.
O horário de verão 2015/2016 teve início no dia 18 de outubro. O principal objetivo da medida é aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica, reduzindo a sobrecarga de consumo durante os chamados “horários de pico”.
Durante o horário de verão, o maior aproveitamento da luz natural faz com que as lâmpadas de casas, indústrias, espaços comerciais, ruas e espaços públicos sejam ligadas mais tarde, quando o pico de consumo já diminuiu. O que evita uma sobrecarga do sistema de distribuição de energia.
A expectativa do governo é economizar R$ 7 bilhões, que representa o valor que teria de ser investido no sistema elétrico para atender a um consumo maior.
Quando surgiu
Desde 2008, foi fixada a data de início e término do Horário de Verão no Brasil, que deve começar à zero hora do terceiro domingo de outubro e terminar à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte (se coincidir com o domingo de carnaval, o horário é prorrogado por mais uma semana).
A hora de verão é adotada nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.