Aos pacientes que precisam de medicamento cujo princípio ativo é a Fenitoína, a Secretaria da Saúde de Sorocaba orienta que conversem com o seu médico para verificar a possibilidade de troca desta medicação por outras drogas anticonvulsivantes.
O motivo é que a produção da Fenitoína está suspensa no Brasil desde abril de 2015, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária a Anvisa. Devido a isso, o estoque que havia disponível na rede municipal se esgotou.
A Fenitoína é um fármaco usado, sobretudo, no tratamento e prevenção de convulsões, epilepsia, nevralgia ou após neurocirurgia. Não há previsão para normalizar a distribuição, pois a produção está comprometida devido à falta de matéria-prima no mercado internacional. O medicamento também não está mais disponível nas demais farmácias do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os outros tipos de medicamentos que podem ser utilizados no tratamento das crises convulsivas como opção à Fenitoína existe a Carmazepina 200 miligramas e o ácido valpróico, entre outras.
É importante destacar que venda desses medicamentos só é permitida mediante apresentação de prescrição médica.