Em comemoração aos 10 anos do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), o vereador metalúrgico Izídio de Brito Correia (PT) promove uma sessão solene no dia 16 de dezembro, quarta-feira, a partir das 19h, na Câmara Municipal.
Durante a solenidade serão homenageadas pessoas que fizeram parte da história da entidade, como: Carlos Roberto de Gaspari e Neide Gutiyama, fundadores do BAS; Maria Lucia Gonçalves e Cláudio Antonio de Farias; diretores da entidade desde a sua fundação; e Jurandir Rosa da Cruz e Meire Ellen Rodrigues, funcionários mais antigos da ong.
A Etec Rubens de Faria e Souza, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Ceagesp Sorocaba (Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo) também serão homenageadas como parceiras-fundadoras da entidade.
O Banco de Alimentos é uma organização não-governamental criada em dezembro de 2005 com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome em Sorocaba e região. Atualmente beneficia mais de 18 mil pessoas carentes e arrecada, em média, cerca de 120 toneladas ao mês.
História
O Banco de Alimentos de Sorocaba teve como alicerce a campanha Natal sem Fome, uma arrecadação natalina de alimentos realizada de 1994 a 2012 pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), ONGs, Igrejas e entidades beneficentes.
Em 2003, com o lançamento do Programa Fome Zero, do governo federal, e do Mapa da Fome, formulado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a iniciativa ganhou novo impulso e, em 16 de dezembro de 2005, foi fundado o Banco de Alimentos.
A entidade funciona no pavilhão administrativo da Ceagesp de Sorocaba, na Rua Terêncio Costa Dias, nº 300, Parque Santa Isabel.
Serviço
Sessão Solene comemorativa aos 10 anos do Banco de Alimentos de Sorocaba
Data: 16 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Sorocaba – Av. Engenheiro Carlos Reinado Mendes, 2945, bairro Alto da Boa Vista