Busca
Saúde

Médicos do hospital Vera Cruz entram em greve

Profissionais estão com salários atrasados há três meses; demais funcionários também podem parar

Imprensa SMetal
Fábio Rogério/JCS

Segundo Sanches, se as condições precárias de trabalho não for resolvida, na segunda, dia 14, os funcionários entrarão em greve

Com salários atrasados desde setembro, 15 médicos do hospital Psiquiátrico Vera Cruz, em Sorocaba, entraram em greve nesta segunda-feira, dia 7. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Região (Simesul), Eduardo Vieira, apenas um profissional, por turno, fará plantão na unidade para atender possíveis casos de urgência e emergência.

Desde 2013 o hospital Vera Cruz é administrado pelo Instituto Moriah, que por sua vez foi designado pela Prefeitura de Sorocaba para gerir a unidade psiquiátrica de saúde.

Os demais funcionários do Vera Cruz também podem parar nos próximos dias. Eles reclamam de más condições de trabalho. Quem está negociando por eles é o Sindicato Único da Saúde (Sinsaúde). Milton Sanches, presidente da entidade, afirma que “faltam funcionários, medicamentos, material de higiene. Eles estão sem a mínima condição para trabalhar. Temos casos de duas funcionárias cuidarem de mais de 150 pacientes. Isso é perigoso”.

Ainda de acordo com Sanches, “na tarde desta segunda, dia 7, o aviso de greve foi protocolado no Ministério do Trabalho e, na quinta-feira, dia 10, haverá uma reunião entre o Sinsaúde, a prefeitura de Sorocaba e o Instituto Moriah. Se a total falta de condição de trabalho não for resolvida, na segunda, dia 14, os funcionários, cerca de 400, entrarão em greve”.

São Roque

O presidente do Sinsaúde informou à imprensa SMetal que também os trabalhadores da Santa casa de São Roque, administrada pela prefeitura da cidade, estão com salários atrasados desde o mês passado e ainda não receberam o 13º salário.

Os trabalhadores rejeitaram, nesta segunda-feira, dia 7, uma proposta de parcelamento dos débitos feita pela direção do hospital. Pela proposta, os salários atrasados seriam pagos do dia 14 e o 13º salário seria pago em duas parcelas, uma em janeiro e outra em fevereiro de 2016.

Segundo Sanches, caso os salários não sejam pagos até dia 15, os 400 funcionários da unidade de saúde deverão entrar em greve.

Tatuí

Também na Santa Casa de Tatuí, segundo Sanches, os funcionários estão com os pagamentos e o 13º salário atrasados. Nesta quarta-feira, dia 9, haverá uma reunião entre o Sinsaúde e a direção do hospital para tratar do assunto.

tags
Eduardo Vieira greve hospital vera cruz Instituto Moriah más condições de trabalho Milton Sanches Santa Casa são roque Simesul Tatuí
VEJA
TAMBÉM