Os metalúrgicos de Sorocaba e região decidem em assembleia nesta sexta, dia 3, às 18h, na sede do Sindicato, se aprovam propostas de acordos apresentadas pelos patrões ou se entram em greve a partir da próxima semana.
A categoria metalúrgica ligada à CUT no estado está em campanha salarial e a data-base para firmar acordos coletivos vence nesta quarta, dia 1º.
Até a semana passada, os grupos patronais G2, G3 e G8 haviam oferecido a inflação (4,36%) e de 0,6% a 2,5% de aumento real. Essas propostas foram rejeitadas pelos trabalhadores. Os grupos de Fundição, Montadoras e G10 não tinham propostas.
Negociações marcadas
Apesar do impasse, existem diversas reuniões marcadas para esta semana e há possibilidade de surgir propostas que atendam à expectativa dos metalúrgicos (veja agenda nesta edição).
Essas eventuais propostas serão analisadas e votadas na assembleia de sexta. Caso o impasse continue, a mesma assembleia deve decidir por paralisação, que pode acontecer por fábrica ou em toda a categoria.
Desde o início desta semana os metalúrgicos estão trabalhando em regime de ‘estado de greve’. A partir do dia 1º os metalúrgicos passam a ter respaldo da Lei para deflagrar greve.