Com o objetivo de divulgar o rap produzido na região de Sorocaba e fortalecer parcerias entre os artistas do gênero, a Associação Ação Periférica e o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região realizam amanhã, das 15h às 22h, a primeira edição do Sorocaba Rap – Batalha da Consciência Negra.
O evento acontece na sede do Sindicato (rua Júlio Hanser, 140, Lageado, próximo à rodoviária) e marca a passagem do Dia da Consciência Negra e a Semana Municipal do Hip Hop. Outras atividades em alusão a estas datas acontecem no sábado no Parque dos Espanhóis e domingo (22) no Estúdio Visceral (veja nesta página).
Além da Batalha da Consciência Negra, um desafio de rimas improvisadas feitas por MCs, a programação do Sorocaba Rap contará com sarau de “rapoesia”, rodas de conversa e shows ao vivo de grupos convidados de rap local.
O evento contará ainda com um palco livre, onde grupos da região terão a oportunidade de se apresentar ao público. Os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo e-mail [email protected]. Já os MCs que quiserem participar da batalha de rimas poderão efetuar a inscrição no local, a partir das 15h.
Durante toda a programação haverá projeção de videoclipes de grupos locais. Artistas interessados em exibir seus trabalhos audiovisuais devem enviar o material antecipadamente pelo e-mail [email protected].
De acordo com Márcio Brown, diretor geral da Ação Periférica, o evento inédito visa reunir grupos, MCs e DJs de cidades que integram a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) interessados em divulgar suas produções autorais e debater estratégias de fortalecimento do rap, gênero musical que faz parte do movimento hip hop. “Será uma espécie de feira de rap, onde todo mundo poderá mostrar o seu trabalho. Além disso, vamos aproveitar para discutir algumas questões que deverão ser propostas na elaboração do Plano Municipal de Cultura”, afirma.