Busca
Saúde do homem

Novembro Azul alerta sobre prevenção do câncer de próstata

O mês de novembro é dedicado à campanha mundial de conscientização ao câncer de próstata e à saúde do homem. O foco da campanha é conscientizar homens, acima de 45 anos, a realizarem exame de próstata

Imprensa SMetal
Arte: Cassio Freire/Imprensa SMetal
O foco da campanha é conscientizar homens, especialmente acima de 45 anos, a realizarem o exame de próstata anualmente

O foco da campanha é conscientizar homens, especialmente acima de 45 anos, a realizarem o exame de próstata anualmente

O mês de novembro é dedicado à campanha mundial de conscientização ao câncer de próstata e à saúde do homem, conhecido como Novembro Azul. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco da campanha é conscientizar homens, especialmente acima de 45 anos, a realizarem o exame de próstata anualmente.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um a cada seis homens é vítima da doença no Brasil que, se não identificada e tratada no estágio inicial, pode levar a morte. Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos desse tipo de tumor.

A SBU alerta que o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens e, quando iniciam os sintomas, a doença já está avançada. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba apoia a campanha. O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

Prevenção

O exame inicial para diagnóstico da doença é toque retal aliado ao exame de sangue PSA, que pode indicar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que representa um indício da doença.

Segundo a Lei nº 10.289, de 2001, todo homem com mais de 40 anos tem direto a realizar gratuitamente os exames para diagnóstico de câncer pelo SUS (Sistema Único de Saúde) .

Especialistas indicam que melhor alternativa para diminuir o risco do câncer é manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu médico.

Reintegração

Recentemente aconteceu a reintegração ao trabalho de um metalúrgico de Sorocaba que havia sido afastado devido ao diagnóstico de câncer de próstata. O direito do trabalhador à estabilidade no emprego neste caso foi garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho.

tags
câncer de próstata Inca Instituto Nacional de Câncer Lei nº 10.289 Novembro Azul Saúde do homem SBU sistema único de saúde Sociedade Brasileira de Urologia sus
VEJA
TAMBÉM