Diante das negociações emperradas no Grupo 3, o Sindicato dos Metalúrgicos passou a negociar o reajuste salarial por fábrica nas autopeças da região. Já somam 14 as fábricas desse segmento que, independente da convenção coletiva estadual, já garantiram reajustes mediante acordos com o Sindicato.
As fabricantes de autopeças da região com a campanha salarial de 2015 concluída até o momento são: Kanjiko, Scórpios, TT Steel, Sanoh, Scherdel, JMO, Edscha, Senior, Delta, Eberspächer, Schaeffler, Controlflex, PGG e Molas Mandarim.
Os trabalhadores dessas empresas conquistaram de 9,88% a 12% de aumento no salário em parcela única, conforme a fábrica, retroativos a 1º de setembro.
Considerando essas fábricas, e mais os acordos por grupos, já somam cerca de 33.600 os metalúrgicos da região com campanha salarial definida. Esse contingente representa 80% do total de 42 mil metalúrgicos de Sorocaba e mais 13 cidades da base de abrangência do SMetal.
Esse número inclui os trabalhadores da Toyota, que em 2013 aprovaram um acordo de campanha salarial válido por três anos e, a exemplo do que ocorreu na Schaeffler, já tinham reajuste garantido antes mesmo das negociações coletivas deste ano.
O complexo de autopeças formado por ZF, Bosch e Metal Borracha está entre as exceções do segmento, pois ainda não atendeu à reivindicação salarial dos trabalhadores.