O Grupo 8 e Estamparia assinam os acordos da campanha salarial nesta quarta-feira, dia 21, e o Grupo 2 na sexta, dia 23, com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM).
Como foi suspensa a negociação com o G3 os acordos estão sendo fechados por fábrica. Dos três sindicatos patronais que representam o grupo, dois deles já fizeram acordo da campanha com a FEM: Parafusos e Forjaria, que devem assinar nos próximos dias. Falta apenas a negociação com o Sindipeças.
De acordo com o secretário-geral da FEM e diretor do SMetal, Adilson Faustino, Carpinha, Sinpa e Sindiforja chegaram ao índice de 9,88%, em duas vezes.
“A campanha já está caminhando para o desfecho. Faltam apenas os acordos com G10, Fundição e Sindipeças, do G3”, afirma.
O tema da Campanha Salarial deste ano é “Nenhum Direito a Menos e Mais Avanços Sociais” e neste ano estão em discussão as cláusulas econômicas e sociais. A data-base é 1º de setembro e estão em Campanha cerca de 200 mil trabalhadores na base da FEM-CUT.
Assim que os acordos estiverem assinados, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) divulgará os pisos e tetos salariais, além do resumo das cláusulas sociais conquistadas.
Saiba mais
Composição dos grupos patronais
O Grupo 2 é composto por fabricantes de máquinas e eletroeletrônicos.
O Grupo 8, por fábricas de trefilação, laminação de metais ferrosos, ferramentas, refrigeração, equipamentos ferroviários, esquadrias, construções metálicas, artefatos de ferro, rodoviários entre outros.
O Grupo 3 é composto por autopeças, forjarias e fábricas de parafusos.
O Grupo 10, por fabricantes de lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico, oficinas mecânicas, rolhas metálicas, funilarias, entre outros.
Estamparia, por estamparias de metais.
Fundição, por indústrias de fundição.