O Parque das Águas, no Jardim Abaeté, em Sorocaba, se transformou em um mar de atitude e harmonia na 10ª edição do Rock dos Metalúrgicos, realizado nesse domingo, dia 30.
Mais de 10 mil pessoas se concentraram no local no momento de maior público, à noite, durante o show do Detonautas Roque Clube. Mas o som rolou na praça por mais de oito horas seguidas, das 14h às 22h30.
Antes dos Detonautas, as cinco bandas de Sorocaba atraíram um público fiel e bastante entusiasmado.
Clássicos do rock, de Nirvana a AC/DC, contagiaram o público das 13h30 às 20h, com a sequência das bandas: Black Shadow; Inteligência Acidental; Downed; Efeito Imoral e Kátaros. Cada uma das bandas locais tem pelo menos um metalúrgico entre seus integrantes.
A animação do público continuou com a entrada dos Detonautas, às 20h30.
O vocalista Tico Santa Cruz falou com o público em vários momentos do show e mandou o recado contra o preconceito. Logo no início, ele deixou clara uma mensagem à multidão: “homofóbicos, racistas, golpistas, separatistas não passarão! [no sentido de merecerem o repúdio de quem tem consciência social]”
O Rock dos Metalúrgicos, que já se tornou uma tradição no calendário roqueiro da região, foi promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos e pelo coletivo Juventude Metalúrgica.
“Valeu cada correria e suor para organizar o evento. Foi um sucesso e uma grande realização para nós”, afirma Anderson Silva (Copinho), da Juventude Metalúrgica e guitarrista da banda Efeito Imoral.
Pouco antes do Detonautas entrar, o vice-presidente do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, ressaltou à multidão que o evento, gratuito, foi um presente da entidade para a cidade. Ele destacou a importância das bandas de Sorocaba terem espaço e incentivo para tocarem.
Confira a galeria de imagens e entrevista do Tico Santa Cruz