Como forma de protesto ao atraso no pagamento de salários e benefícios, as funcionárias da ERJ Administração e Restaurantes de Empresas realizaram outra paralização na manhã desta quinta-feira (23). Durante a mobilização, que durou duas horas, uma assembleia também foi realizada em frente à sede da empresa, comunicando a greve que será iniciada na próxima segunda-feira (27), suspendendo os serviços de merenda nas escolas da rede municipal em decorrência dos atrasos cometidos pela empresa.
De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Refeições de Sorocaba (Sindirefeições), Nádia Tezoto, ontem foram protocolados avisos de greve na empresa e na Prefeitura, já que esta é a segunda vez no ano que a empresa atrasa o adiantamento salarial e o pagamento de benefícios, como vale-transporte e vale-alimentação, além de suspender o plano de saúde por seis dias. “Algumas trabalhadoras estão precisando utilizar o plano de saúde, mas não estão conseguindo”, conta.
Conforme Nádia, o sindicato também está cobrando da empresa a multa pelo atraso nos pagamentos, pois entre março e abril deste ano, quando o mesmo problema ocorreu, foi firmado um acordo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, em Campinas, que previa o pagamento de uma multa de R$ 500 por merendeira e dia de atraso no pagamento. “O pagamento foi feito atrasado este mês e não cumpriu o pagamento desta multa. É mais uma insatisfação das trabalhadoras”, completa.
Na próxima segunda-feira, às 8h, será realizada uma assembleia com as funcionárias na sede do sindicato, que fica na rua Capitão José Dias, 87, Centro, para decidir se a greve irá continuar.