Com a finalidade de preparar os dirigentes dos sindicatos metalúrgicos filiados para a Campanha Salarial, a Secretaria de Formação da FEM-CUT/SP realizou, nos dias 16 e 17 de julho, o curso de Formação de Negociação Coletiva. A atividade aconteceu na Pousada Kami, localizada em Santa Eudoxia, distrito de São Carlos.
Durante os dois dias, os dirigentes abordaram a história da fundação da FEM, quem são os grupos patronais da base da Federação no Estado e questões jurídicas e práticas da Campanha Salarial.
O curso foi ministrado pelo presidente da FEM-CUT/SP, Luiz Carlos da Silva Dias, pelo Secretário de Formação da Federação e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Erick Pereira da Silva, e pelo assessor jurídico, Dr. Raimundo Oliveira. “Para enfrentar os desafios da Campanha Salarial é fundamental que a bancada dos trabalhadores esteja preparada. Este curso de formação contou com uma participação massiva dos nossos sindicatos filiados”, conta Erick.
Base
A data-base do ramo metalúrgico cutista é 1º de setembro. Estão em Campanha na base da Federação cerca de 200 mil metalúrgicos dos setores de Fundição, Estamparia e dos Grupo 2 (máquinas e eletrônicos); Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos); Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros) e Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros).