Após ter se tornado ponto de encontro para moradores de rua, o módulo comercial com bicicletário da avenida Dom Aguirre, em frente ao Terminal São Paulo, recebeu, finalmente, uma destinação. Desde o dia 22 deste mês ele se tornou um Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba.
Segundo informações do biólogo e chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Rafael Castellari, 31, o objetivo do Centro é receber escolas e munícipes para palestras sobre a recuperação do Rio Sorocaba, projetos de despoluição e outras atividades ambientais voltadas à sociedade.
Rafael também disse que os outros sete módulos ainda estão abandonados, mas já existem projetos (ainda sem data) para a utilização dos mesmos.
Atividades
O módulo possui um “diorama” (maquete) onde os monitores explicam aos visitantes sobre o trajeto do Rio Sorocaba, desde a represa de Itupararanga, em Votorantim, até o Parque das Águas, próximo à estação de tratamento de águas do Saae e um painel com fotos de acontecimentos históricos na cidade que envolveram o Rio Sorocaba, como a grande cheia de 1929.
Além disso, possui também um pequeno cenário artificial da margem do rio, com alguns animais empalhados da fauna local como, Lontra, pássaros e peixes.
Na parte externa do Centro foram colocadas diversas placas com informações sobre o rio, como: mapa linear do Rio, programa sobre despoluição, corredores da biodiversidade etc.
Passeio pelo Rio Sorocaba
Uma das atividades oferecidas pelo Centro de Educação é o passeio turístico por pontos do rio. O passeio tem início na Represa Itupararanga e Cachoeira da Chave (ambos em Votorantim), depois segue até a antiga Usina Cultural e finaliza no Parque das Águas, em Sorocaba.
Os interessados em participar do passeio turístico devem entrar em contato pelo telefone 3224-1997, ou ir até o Parque da Biquinha avenida Comendador Pereira Ignácio, 1112, Jd. Emília, para se informar sobre a inscrição.
Colaborando com a sociedade
Mudas de várias espécies de plantas como, Ipê Branco, Araçá Vermelho, Amora e Pata de Vaca Roxa, são distribuídas gratuitamente no local a quem se interessar.
O horário de atendimento ao público é de segunda à sexta-feira das 9h até às 16h, no domingo o horário de funcionamento é das 9h às 13h. Segundo Rafael o projeto é permanente e há projetos futuros para atividades aos sábados.