Sorocaba está com 22.675 casos de dengue e 6 mortes confirmadas até agora. O balanço da doença foi divulgado na tarde desta quarta-feira, dia 18, pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Área de Vigilância em Saúde, em coletiva de imprensa, no Salão de Vidro do Paço.
Desde o balanço anterior, divulgado na quarta-feira da semana passada, quando foram apurados 12.780 registros e dengue, foram registrados mais 9.895 casos da doença na cidade. O aumento, em apenas sete dias, foi de 77,4%.
Em relação ao número de habitantes de Sorocaba (637 mil), já existe um caso a cada 28 moradores. Na semana passada eram 50 e na anterior, 73.
Para o presidente da Comissão Municipal de Saúde da Câmara, o vereador Izídio de Brito(PT), “a prefeitura precisa ampliar as clínicas, montar novos centros de monitoramento da dengue na zona oeste e na zona norte da cidade porque o da rua Nogueira Padilha já está saturado”.
Essa constatação foi feita pelo vereador durante a visita realizada no Centro de Monitoramento, na zona leste, na tarde desta terça-feira, dia 17, com os vereadores Fernando Dini (PMDB) e Apolo (PSB), também integrantes da Comissão.
Izídio ressalta que uma das reivindicações dos pacientes que estavam aguardando atendimento no local diz respeito ao transporte. “Muitas pessoas saem da zona norte para receber atendimento na zona leste. Elas precisam tomar soro por vários dias e por isso, pedem transporte gratuito”, destaca.
Em Votorantim
Até agora já foram confirmados 665 casos de dengue, desde o início de ano. O Núcleo de Apoio ao Tratamento da Dengue implantado pela Prefeitura de Votorantim funciona desde esta segunda-feira, dia 16. O novo espaço para atendimento atende no antigo Laboratório Municipal, em anexo ao Hospital Municipal “Dr. Lauro Fogaça”, com acesso pela Rua João Walter.